Morar em uma cidade grande tem as suas vantagens, mas às vezes, tudo o que queremos é tirar o pé do acelerador e aproveitar um pouco de natureza. A primeira opção seria viajar para o interior, mas nem sempre temos tempo ou recursos para tal.
Para a alegria dos belo-horizontinos, Beagá não é chamada de “Cidade Jardim” à toa. Com 82,7% das vias arborizadas, a capital mineira é a terceira mais verde do Brasil, de acordo com o último levantamento do IBGE.
Conheça agora cinco áreas verdes para você curtir Belo Horizonte a céu aberto, pertinho de sua casa:
1 – Parque Municipal
Localizado no coração de BH, o Parque Municipal é um oásis de natureza no centro da cidade. São 182 metros quadrados de áreas verdes, com mais de duzentas árvores exóticas e nativas: figueiras, jaqueiras, sapucaias. Estas são o lar para uma variedade de animais silvestres, como miquinhos e bem-te-vis!
Você pode fazer um piquenique com os amigos, dar uma volta de barco, ou quem sabe admirar o canto dos passarinhos. O cenário perfeito para um passeio relax.
Onde: Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro
2 – Lagoa da Pampulha
A Lagoa da Pampulha foi construída artificialmente nos anos 1930, e como resultado, criou mais um respiro de natureza em Belo Horizonte. Com dezoito quilômetros de orla, ela é uma ótima opção para quem busca andar de bicicleta, praticar caminhada ou observar a fauna local.
É comum topar com garças e capivaras tomando sol na orla, ou até mesmo… jacarés? Sim, há uma família de jacarés morando na lagoa, mas não se preocupe: eles são tímidos e não costumam se aproximar de humanos. Nenhum réptil vai comprometer a sua caminhada.
Onde: Avenida Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz
3 – Parque Ecológico da Pampulha
Depois de passar pela Lagoa da Pampulha, por que não conhecer o seu parque também? Inaugurado em 2004, o Parque Ecológico da Pampulha conta com trinta hectares de áreas verdes dedicadas ao lazer e à proteção ambiental. Você pode procurar uma sombra para colocar aquela leitura em dia… ou quem sabe se aventurar pelo Slackparque da esplanada, própria e equipada para a prática do slackline.
Onde: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 – Pampulha
4 – Parque das Mangabeiras
O Parque das Mangabeiras está bem aos pés da Serra do Curral, o cartão postal mais icônico de Belo Horizonte. Com 337 hectares de natureza, o parque é conhecido pelas suas trilhas ecológicas de tirar o fôlego. Um verdadeiro paraíso preservado da Mata Atlântica!
O parque dispõe de mesas de piquenique, pistas de skate e quadras de esporte. Grupos se reúnem aos domingos para disputar torneios de futebol e basquete, com partidas abertas a todos os visitantes. Sinta-se à vontade para se juntar ao time quando quiser.
Onde: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
5 – Parque Linear do Belvedere
O Parque Linear do Belvedere é uma das áreas verdes mais emblemáticas de Belo Horizonte. Sua marca registrada é uma linha férrea abandonada, que antigamente transportava o minério extraído da Serra do Curral para o interior do Brasil.
A linha parou de funcionar em 2002, e os seus arredores se tornaram uma área de preservação ambiental. Por estar no topo da serra, o Parque Linear possui o pôr do Sol mais extraordinário da região. Que tal, sair para caminhar ao fim do dia e contemplar a paisagem urbana de Belo Horizonte?
Onde: R. Rodrigo Otávio Coutinho, 100 – Belvedere