Hoje em dia, a bandeira do arco íris é conhecida mundialmente por representar a comunidade LGBTQIA+. Mas você sabe de onde surgiu esta bandeira LGBTQIA+?
A história da bandeira LGBTQIA+
O responsável por criá-la foi o artista Gilbert Baker. Ele era militar e, após receber uma dispensa com honras do exército estadunidense, foi morar em São Francisco, na Califórnia.
O artista foi desafiado por Harvey Milk, o primeiro político gay eleito nos Estados Unidos da América, a providenciar um símbolo para o Dia de Liberdade Gay de São Francisco de 1978. O evento, por sinal, foi um dos precursores da parada de orgulho LGBT moderna.
Fontes sugerem que Baker teve fortes inspirações na canção “Over the Rainbow”. Além disso, ele se baseou no movimento hippie, em que o arco-íris era um símbolo de paz e harmonia.
Através da bandeira, Baker transmitiu ideias de diversidade e inclusão. Ele escolheu o arco-íris, um elemento da natureza, para representar que a sexualidade é um direito humano. Dessa forma, a bandeira arco-íris se tornou um poderoso símbolo do movimento LGBTQIA+.
Significado das cores
A bandeira que conhecemos lembra o fenômeno natural do arco-íris. Ela possui seis faixas, e cada uma delas tem um significado especial. Confira a seguir: