Todos os anos, no dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Cidades do mundo inteiro se programam para homenagear a data, e em Beagá não seria diferente.
Até o dia 31 de março, Belo Horizonte recebe mostras de cinema, peças de teatro, e diversas outras atividades culturais gratuitas para toda a comunidade. Vamos conhecer?
Artes plásticas
Museu de Arte da Pampulha
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MAP realiza mais uma edição do “Ateliê Aberto”, oficinas criativas baseadas nas obras e no paisagismo do Museu. Esta edição trabalhará com a obra “Sono”, da artista Solange Pessoa, situada no jardim lateral do prédio, à beira da Lagoa da Pampulha.
Quando: 11 de março (sábado), às 15h
Onde: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Mostras de cinema
Cine Santa Tereza (Região Leste)
O Cine Santa Tereza traz três mostras especiais para homenagear o Mês da Mulher. Primeiramente, a mostra “Sobre Elas – O Cinema de Almodóvar”. Ela é composta por filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar que evidenciam o universo feminino como um dos eixos temáticos recorrentes e essenciais na obra do diretor.
Outra atração é a “4ª Mostra Diálogo pela Equidade: Mulheres Plurais”, que traz um panorama da produção contemporânea de curtas e longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. A mostra busca discutir e refletir sobre como as mulheres têm ocupado espaço no cinema, o processo delas na direção e autoria de produções.
Ainda em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será exibida uma versão restaurada do filme “Sambizanga”, da diretora Sarah Maldoror. Maldoror é considerada a primeira mulher negra a fazer cinema na África, nos anos 1960. A exibição de sua obra integra a 9ª Festa da Francofonia, que busca apresentar ao público a diversidade das culturas francófonas.
Os ingressos podem ser retirados de forma gratuita pelo site ou na bilheteria do Cine Santa Tereza, a partir de trinta minutos antes das sessões.
Quando:
Mostra “Sobre Elas – O Cinema de Almodóvar”: Todos os dias até 31 de março, diversos horários
“4ª Mostra Diálogo pela Equidade”: Todos os dias até 31 de março, diversos horários
Exibição de “Sambizanga”: 8 de março (quarta-feira), às 19h
Onde: R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Literatura e poesia
Centro Cultural Salgado Filho (Região Oeste)
Como parte da programação pelo Dia Internacional da Mulher, será realizado o “Espaço Livre para as Artes – Sarau Mulher Brasileira”. Haverá uma performance com a atriz e compositora Érica Lima, seguida de um sarau de poesia. O espaço estará aberto para a participação de outros poetas.
Quando: 8 de março (quarta-feira), às 17h30
Onde: R. Nova Ponte, 22 – Salgado Filho
Oficinas e rodas de conversa
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Região Centro-Sul)
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca realiza o encontro “Feminismo e literatura infantil: quais diálogos?”. Trata-se de uma oficina para discutir como as personagens meninas são representadas em narrativas. A ideia é dialogar com algumas obras publicadas para crianças na última década que tencionam modos de existir forjados pelo patriarcado.
A biblioteca funciona dentro do Centro de Referência da Juventude, na Zona Cultural da Praça da Estação.
Quando: 22 de março (quarta-feira), às 14h30
Onde: Av. dos Andradas, 201 – Centro
Centro Cultural Bairro das Indústrias (Região do Barreiro)
Conduzido por uma psicóloga, o Centro promove um workshop sobre a Síndrome do Impostor, uma condição caracterizada pela auto sabotagem e um sentimento de insegurança. A conversa buscará identificar os sintomas deste problema e explicar porque ele afeta mais as mulheres.
Quando: 11 de março (sábado), às 14h
Onde: R. dos Industriários, 289 – Indústrias I
Mostra de fotografia
Centro Cultural Vila Marçola (Região Centro-Sul)
No Aglomerado da Serra, a homenagem às mulheres vem por meio da fotografia. A mostra “Pretas no Branco” conta com fotografias artísticas com mulheres negras de Belo Horizonte e região metropolitana, ilustrando o trabalho e a imersão delas no universo da fotografia. A mostra estará disponível até o dia 31 de março, das terças-feiras aos sábados.
Quando: Terça a sexta-feira das 9h às 19h, sábados das 9h às 17h
Onde: R. Mangabeira da Serra, 320 – Aglomerado da Serra
Teatro
Teatro Marília (Região Leste)
O tradicional teatro de Belo Horizonte recebe a peça “Anjos”, do Grupo de Teatro Morro Encena. A peça narra de forma poética o reencontro de mãe e filha durante o período de férias estudantis e propõe uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. A performance terá uma linguagem sensorial e inclusiva para pessoas com deficiência auditiva e visual. Após cada apresentação, haverá uma roda de conversa com a temática “violência doméstica e familiar contra a mulher e a banalização do feminicídio”.
Os ingressos podem ser retirados de forma gratuita pelo site ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações.
Quando: 8, 9 e 10 de março (quarta, quinta e sexta-feira), às 14h30 e às 19h30
Onde: Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia