Neste sábado, dia 6, Belo Horizonte se despede do Natal da Mineiridade em grande estilo. A famosa decoração de Natal da Praça da Liberdade encerra a sua programação com um grande cortejo da Folia de Reis, com a presença de Maurício Tizumba, o mestre Pereira da Viola e oito folias da capital e do interior de Minas Gerais.
A celebração será no Dia de Reis, data que é tradicionalmente reconhecida pela desmontagem das árvores de Natal. Na Praça da Liberdade, o cortejo se concentrará no IEPHA (Prédio Verde) a partir das 18h, e seguirá pela Alameda Central da praça em direção ao Palácio da Liberdade, onde será realizado um ato simbólico. Não perca!
Folia de Reis encerra Natal na Praça da Liberdade
Este é a terceira edição da Folia de Reis na Praça da Liberdade. Neste ano, o cortejo contará com Pereira da Viola e a participação de diversos artistas, como a Folia de Santos Reis, Pastorinhas da Tapera, Folia de Santos Reis, entre outros.
A Folia de Reis ocorre com a visita do grupo do festejo à casa das pessoas. Os moradores que recebem a visita da Folia de Reis ofertam comidas e prendas. Os integrantes agradecem e logo seguem para o próximo destino, passando pelas ruas da cidade, em formato de um cortejo.
Na ocasião, canta-se músicas que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, utilizando-se de instrumentos populares como viola, acordeão, reco-reco, violão, tambor, pandeiro, caixa e bumbo. Além disso, há também uma série de danças em celebração ao nascimento de Jesus e o seu encontro com os três reis magos.
Como destaca o músico Pereira da Viola:
A folia é das manifestações populares mais legítimas da nossa cultura. Ela exalta a arte, a religiosidade, o regionalismo e o nosso reconhecimento como ser humano enquanto celebra uma tradição universal.
A minha relação com a Folia de Reis vem desde a infância. Meu pai e meus tios cantavam e cresci acompanhando. Lembro de quando os foliões chegavam à minha casa e das ocasiões em que fui acordado no meio da noite com som da folia adentrando a nossa casa. Hoje, eu e meus irmãos, damos continuidade à essa tradição”.
Encerramento do Natal da Mineiridade
Após 36 dias de luzes, espetáculos e imersões, o Natal da Praça da Liberdade encerra com a Folia de Reis pelo terceiro ano consecutivo, celebrando tradições e religiosidade.
Neste ano, o projeto homenageou ícones das artes de Minas Gerais e suas contribuições ao mundo. A proposta, tanto de decoração quanto de programação, destacam riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Ela evidencia o espírito criativo e libertário do povo mineiro e lança luzes, temas e conceitos inovadores e contemporâneos ao Circuito Liberdade.
No total, o projeto recebeu cerca de 600 mil visitantes de toda Minas Gerais, assim como de outras regiões do Brasil e do mundo.