Se você gosta de observar fenômenos naturais, fique atento: nesta segunda-feira, 03 de julho, brilhará no céu a primeira superlua de 2023. Conhecida como “Lua dos Cervos”, ela está prevista para brilhar pelo céu de Belo Horizonte a partir das 17h40.
De acordo com o Old Farmer’s Almanac, periódico estadunidense referência em astronomia, esta lua estará a 361.934 quilômetros da Terra, aparecendo mais luminosa do que normalmente.
Como observar a “Lua dos Cervos”?
A superlua de julho se chama “Lua dos Cervos” por tradição dos povos indígenas norte-americanos, já que julho é o mês quando os chifres desses animais terminam de crescer. Mas como poderemos observar este fenômeno?
O melhor momento para observá-la é na primeira hora após ela nascer, ou seja, entre 17h40 e 18h40. Caso não possa admirá-la a olho nu, a primeira superlua de 2023 também será transmitido de forma online.
Mas afinal, o que é uma superlua?
A superlua é um fenômeno astronômico em que a lua alcança o seu “perigeu”, ou seja, a sua distância mais próxima da Terra. Ela costuma brilhar ainda mas no céu quando coincide com a lua cheia, já que esta fase faz com que o astro pareça ainda maior do que o habitual.
Além da “Lua dos Cervos”, ao longo do ano, será possível observar mais três superluas nos dias 1º e 31 de agosto e 29 de setembro.