Há muitas Minas em cada um de nós. E no próximo domingo (21), toda a diversidade cultural do nosso estado estará reunida no “Made in Minas Gerais”, uma festa genuinamente mineira! É a terceira edição do evento, que desta vez, será realizado das 10h às 19h na Praça da Savassi.
“O Made in Minas Gerais é uma oportunidade de viajar por Minas Gerais”, conta Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento. A programação é diversa, reunindo chefs e restaurantes, apresentações musicais, bate-papos, cozinha ao vivo, homenagens e produtos mineiros. Confira a programação:
Comidas típicas de todo o estado
A festa busca celebrar a gastronomia mineira como um todo. Dessa forma, chefs dos quatro cantos de Minas Gerais foram convidados a compartilhar suas receitas com o público.
Você poderá provar torresmo de barriga (Restaurante Casa Cheia, Belo Horizonte), carne de sol com mandioca (Restaurante Flor do Cerrado, Montes Claros, no norte de Minas), filé de tilápia no fubá (Porto Capetinga Bar, Santo-Hilário, a oeste), polenta com ragu de carne (Restaurante Vieiras, Juiz de Fora, ao sul) ou um delicioso croquete de carne com molho de pequi (Relicário Gastronomia, Diamantina, ao leste). Dentre diversos outros quitutes que vão do norte ao sul mineiro.
O valor dos pratos varia entre R$ 18 e R$ 40. Após experimentar as delícias de cada região, o público pode votar, por QR code, no seu preferido. O mais amado será eleito o melhor prato da cozinha mineira servido no “Made in Minas” de 2023!
Música, histórias e outras atividades culturais
Além dos quitutes, a festa também traz uma homenagem à cultura mineira. Haverá contação de histórias com a artista Alessandra Nogueira, mágicas e artes circenses com o Circo do Sufoco, além de diversas apresentações musicais.
A DJ Aída anima a festa ao som de soul, jazz e pop, enquanto o violinista Flavio Monteiro interpreta os sucessos do Clube da Esquina. Também haverá participação da Charanga Pop, que mistura a música pop com o batuque dos ritmos brasileiros, e da Orquestra Mineira de Viola Caipira, que apresentará os grandes nomes do choro de BH. Dentre muitos outros artistas incríveis!
Já para os pequenos, a programação abrange bicicletas, cama elástica e brinquedos infláveis.
Rota do Queijo Canastra
O “Made in Minas Gerais” contará com a presença de queijeiros da Serra da Canastra, que comercializarão os seus produtos no espaço da Rota do Queijo. Dessa forma, o público poderá comprar diretamente dos produtores, apreciando esta iguaria mineira que foi eleita o melhor queijo do mundo pela mídia TasteAtlas em 2022.
Workshops gastronômicos
Além de apreciar a comida boa, o Made in Minas também permite ao púbico aprender mais sobre a gastronomia. Haverá bate-papos e cozinha ao vivo no Espaço Culturar, que ficará no quarteirão da avenida Getúlio Vargas. Todas as palestras serão gratuitas, e recomenda-se que o público se inscreva assim que chegar ao evento. Saiba mais sobre cada ateliê:
12h – Cozinha ao vivo com o Chef Eduardo Batista
Na cozinha ao vivo, o público vai aprender a fazer o arroz doce com açúcar queimado, com o chef Eduardo Batista, coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de Qualidade na Gastronomia, do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.
13h30 às 14h30 – As faces da Canastra
Eduardo Girão, um dos grandes especialistas em queijo do Brasil, jornalista gastronômico há 19 anos e autor do mais completo mapeamento de queijos mineiros, tem ensinado o brasileiro a consumir este alimento cada vez melhor. No Espaço Culturar, ele conversa com queijeiros da Serra da Canastra: Miguel, Cida e Tõe, da Talismã, Pingo do Mula e Ivair.
15h às 16h – Gastronomia: de hobby a profissão. A importância de se capacitar
O premiado chef mineiro Ivo Faria, que comandou, por duas décadas, o restaurante Vecchio Sogno, e, atualmente, dirige o recém-inaugurado Instituto Ivo Faria (BH), e o Professor de gastronomia do Centro Universitário UNA, membro da Accademia Della Cucina Italiana e da Frente da Gastronomia Mineira e chef do Fubá no Mercado, Sinval do Espírito Santo, conversam sobre a formação de profissionais na área gastronômica.
16h30 às 18h – Cozinha ao vivo com os alunos de gastronomia da UNA
Alunos e alunas da UNA Gastronomia preparam o prato “Mexido de vó”, construído por referências pessoais e afetivas das famílias dos chefs.
Serviço
Quando: domingo, 21 de maio, das 10h às 19h
Onde: Praça da Savassi
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site. O público pode contribuir voluntariamente com 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado a instituições beneficentes. Animais de estimação também serão bem-vindos.