Museus são sobre arte, mas não apenas. Aqui em BH, por exemplo, nós temos museus destinados aos mais variados assuntos, desde moda, ciência e tecnologia, até arquitetura e a história da cidade. Se você está em busca de um passeio cultural pela capital, aqui está um guia de museus em Belo Horizonte, com os mais variados temas e estilos. Confira!
1 – Museu da Moda (MuMo)
Inaugurado em 2016, o Museu da Moda de Belo Horizonte foi o primeiro museu público dedicado a este assunto no Brasil. Nele, você pode conhecer a história da moda e como ela influenciou diversas épocas e comportamentos da sociedade, além de aproveitar um grande acervo de livros e pesquisas sobre o assunto. Além do acervo, o MuMo está em um edifício de estilo neo-gótico belíssimo, tornando-se também um ícone da arquitetura belo-horizontina.
Onde: R. da Bahia, 1149 – Centro
2 – Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)
No estado do ouro, não podia faltar ele: o Museu das Minas e do Metal. O MM Gerdau se dedica à mineração e à metalurgia, duas das atividades mais importantes de Minas Gerais. O espaço leva o público a conhecer o universo das Geociências de forma lúdica e interativa, explorando toda a diversidade de minérios e minerais existentes em solo mineiro.
Onde: Praça da Liberdade, s/n°, Prédio Rosa – Funcionários
3 – Museu dos Brinquedos
O Museu dos Brinquedos foi fundado em 2006, a partir da coleção pessoal da Vovó Luiza. Apaixonada pelo lúdico, ela guardou os seus, de seus filhos e seus netos até conseguir um verdadeiro acervo de brinquedos, que hoje compõem o museu. Hoje em dia, a coleção de Vovó Luiza ajuda a preservar e valorizar a infância no Brasil, permitindo aos pequenos (e aos grandes!) se conectarem com o universo das brincadeiras.
Onde: Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários
4 – Museu de Artes e Ofícios (MAO)
O Museu de Artes e Ofícios está bem no coração de BH, no prédio da antiga Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte. Como o nome indica, o MAO se dedica a explorar o universo do trabalho no Brasil, trazendo detalhes de diversas profissões que influenciaram a história do país.
Mais de dois mil itens compõem o acervo — dentre eles objetos, maquinários, roupas e instrumentos dos séculos 18 a 20 — trazendo um panorama das artes e ofícios no período pré-industrial brasileiro. Uma verdadeira viagem no tempo!
Onde: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro
5 – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu)
Localizado no Santo Antônio, o Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos tem como objetivo reconhecer e assegurar a memória coletiva destes espaços. Seu acervo reúne fotografias, objetos e imagens de festas, danças e celebrações das comunidades de Minas Gerais, representando as tradições e vivências culturais de seus moradores.
Onde: Rua Santo Antônio do Monte, 708 – Santo Antônio
6 – Museu Casa Kubitschek (MCK)
No próximo lugar de nossa lista de museus em Belo Horizonte, está a Casa Kubitschek. Projetada por Oscar Niemeyer, o edifício foi construído para ser residência de fim de semana do então prefeito Juscelino Kubitschek (1940- 1945).
Sua arquitetura é um marco modernista de BH, com um exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx. O MCK oferece ao público reflexões sobre paisagismo, arquitetura e a vivência modernista dos anos 1940. Tudo isso no Complexo Arquitetônico da Pampulha, um dos locais mais bonitos da cidade!
Onde: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes
7 – Museu Histórico Abílio Barreto
Dentre todos os museus de Belo Horizonte, o Museu Histórico Abílio Barreto é um dos mais pitorescos. Ele está situado em um casarão secular de 1883, sede da antiga Fazenda do Leitão. É a única construção remanescente do antigo Arraial do Curral del Rei, que existia na região hoje ocupada por Beagá, e nos permite conhecer de perto a história da capital.
Onde: Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim
8 – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
O Museu de Ciências Naturais da PUC está localizado no Coração Eucarístico, em um dos campus da universidade. Seu acervo está dividido entre as alas de Paleontologia, com fósseis de mamíferos pré-históricos da América do Sul; e Vertebrados, com espécimes de anfíbios, répteis, aves e mamíferos dos tempos atuais.
Não é necessário ser estudante da PUC para visitar.
Onde: Av. Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico
9 – Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB)
Se você gosta de mesclar cultura e natureza, o Museu de História Natural e Jardim Botânico é uma ótima opção. Situado em uma área remanescente da Mata Atlântica, ele é um respiro de natureza bem no meio da cidade!
Além da reserva, o acervo é diverso: você pode conferir desde fósseis pré-históricos e coleções botânicas, até mapas históricos e amostras de arte popular do Vale do Jequitinhonha, ao norte de Minas Gerais. Uma perfeita aula de botânica, arqueologia e etnografia.
Onde: R. Gustavo da Silveira, 1035 – Santa Inês
Não é necessário ser estudante da UFMG para visitar.
10 – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Por fim, a opção perfeita para os amantes de audiovisual: o Museu da Imagem e do Som. Seu acervo conta com filmes, imagens, esculturas e textos que remetem à produção audiovisual local, trabalhando pela sua memória e preservação. O MIS também organiza atividades educativas, com sessões comentadas de cinema, exibições e palestras sobre a produção audiovisual.
Onde: Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes