Finalmente chegou o inverno em Belo Horizonte: aquela estação que alguns amam, enquanto outros mal podem esperar para a volta do calor. Independentemente se você curte ou não o frio, a verdade é que ele traz nuances diferentes para o nosso dia a dia tropical, com cardápios de inverno nos restaurantes, por exemplo.
Confira a seguir as nossas dicas para a estação, e aproveite o melhor das baixas temperaturas!
Saiba como aproveitar o inverno em Belo Horizonte
1 – Encher a barriga em um delicioso rodízio de fondue
Um restaurante que possui cardápio de inverno é o Paladino, na Pampulha. Nos meses de frio, a casa fornece rodízio de fondue, prato típico da Suíça que é a cara do inverno.
No rodízio, são servidos fondues de queijo, carne e chocolate à vontade, com vinhos e drinks à la carte. A casa também trabalha com música ao vivo, com apresentações do pop rock e MPB que deixam o ambiente ainda mais especial.
Os valores do rodízio por pessoa são R$160 (a partir de 14 anos) e R$80 (de 4 a 13 anos). O atendimento funciona por reservas e ordem de chegada.
📅 Quinta-feira à sábado, das 19h às 00h
📌 Av. Gildo Macedo Lacerda, 300 – Braúnas | Mais informações aqui.
2 – Se aquecer com uma xícara de chá
O chá da tarde é um hábito inglês, mas vem angariando adeptos dentre os mineiros também. Para curtir o inverno em Belo Horizonte, a dica é se inspirar nos ingleses e conhecer o Chá Comigo, casa que tem a bebida como a sua especialidade. Também são servidos bolos e broas bastante mineirinhas, além do típico cafezinho coado.
📌 R. Nunes Vieira, 99A – Santo Antônio | Mais informações aqui.
3 – Assistir a um intimista concerto à luz de velas com o melhor da música clássica
Quer forma melhor de se aquecer do que apreciar a música de forma totalmente nova, mergulhado em um sublime mar de velas?
Neste inverno, Belo Horizonte recebe o Candlelight: O melhor da música clássica, onde uma orquestra performará sucessos de Vivaldi, Chopin e muito mais, iluminados por milhares de velas (de LED!) que vão aquecer o seu coração.
📅 29 de julho (sábado), às 18h e às 20h
📌 Cine Theatro Brasil Vallourec: Av. Amazonas, 315 – Centro
4 – Tirar um dia de folga para colocar a leitura em dia
Em dias frios, nada melhor do que curtir a preguiça debaixo do cobertor, não é mesmo? É a oportunidade perfeita para tirar um cochilo sem compromisso, começar uma nova série da Netflix ou começar aquele livro que fora deixado de lado na correria da rotina.
Caso ainda não tenha nenhuma leitura em mente para este inverno, confira o nosso guia livrarias independentes em BH. São milhares de obras para você escolher!
5 – Participar do maior arraial das regiões sul e sudeste
Se engana quem pensa que as festas juninas ficaram em junho. Prepare-se para as festas julinas, e agostinas também! Começa logo mais a 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte, uma festa junina pública e gratuita, com muitas delícias para aquecê-lo nas baixas temperaturas.
Serão três fins de semana de festejo, de 21 de julho (sexta-feira) até 6 de agosto (domingo). Além dos quitutes, haverá também apresentação de quadrilhas e shows, como Barões da Pisadinha.
📅 21, 22, 23, 29 e 30 de julho, 5 e 6 de agosto
📌 Praça da Estação: Av. dos Andradas – Centro | Mais informações aqui.
6 – Fazer uma limpa no armário e diminuir o frio pelas ruas
O frio pode ser uma delícia, mas também é muito cruel com aqueles que não estão aquecidos o suficiente. Neste inverno, que tal separar as roupas de frio que você não usa mais, e doá-las para quem precisa?
O Servas (Serviço Social Autônomo) recolhe doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, aceitando cobertores, par de sapato, par de meias, casacos, camisa de manga longa, calças, gorros, cachecóis e luvas em bom estado. São mais de dez pontos de coleta em shoppings e supermercados da cidade, disponíveis para consulta neste link.
📌 Diversos locais para doação | Mais informações aqui.