Que o inverno em Belo Horizonte é controverso, a gente já sabe. No entanto, não é normal que as temperaturas ultrapassem os 30ºC, mesmo na reta final da estação. Ou pelo menos não deveria ser. Ainda assim, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova onda de calor já se espalha pelo Brasil e Belo Horizonte também será atingida pelas altas temperaturas!
Onda de calor traz massa de ar quente e seco no Brasil
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, novos episódios de onda de calor já estão atingindo diferentes regiões no Brasil. Assim, as temperaturas máximas ficarão acima dos 30ºC em várias áreas, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e interior do Nordeste.
Isso porque uma grande massa de ar quente e seco ganha força sobre o Brasil no decorrer desta semana. Já na terça, dia 19, os termômetros em BH marcaram a temperatura máxima de 33ºC, uma das mais altas que tivemos neste ano. Mas atenção, o calor tende a aumentar!
Belo Horizonte terá temperaturas elevadas para o mês
A onda de calor vai se espalhar por todo o Brasil, e em BH não será diferente. Os belo-horizontinos já podem se preparar, porque o calorão chegará com força!
Em setembro, as nossas temperaturas costumam variar entre 19ºC a 29ºC. Até o fim de semana, no dias 23 e 24, porém, estão previstas para chegar até 34ºC, quebrando as expectativas para o início da primavera.
Durante a semana, então, o sol fica ainda mais intenso. De acordo com o Weather Channel, a máxima será na quarta, dia 28, quando os termômetros marcarão 38°C.
Dicas para se cuidar durante a onda de calor em BH
Os belo-horizontinos já estão habituados às altas temperaturas no verão, mas isso não significa que não se deva ter cuidado com a onda de calor que vai atingir a cidade, ainda mais quando se trata de picos atípicos para o período.
Por isso, beber bastante água é uma das principais dicas dos especialistas para se hidratar nessa onda de calor. Além disso, protetor solar e acessórios como bonés e chapéus ajudam a manter a pele protegida. Também é importante evitar a prática de exercícios e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Se cuidem!