Neste domingo (16), será realizado o Pampulha Celebra. Este será uma grande festa a céu aberto, com diversas atrações gratuitas de arte e lazer. Ao longo do dia, o público poderá aproveitar uma série de shows, concertos e espetáculos teatrais que ocorrem em um palco especial, cuja cenografia tem sua inspiração na paisagem cultural da Pampulha.
Entre as atrações destaque estão a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Sesc e o Bloco da Esquina, que convida Lô Borges para o palco.
O evento, que é organizado pela Prefeitura de BH em conjunto com o Sesc Minas, faz parte das celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Conheça a programação a seguir, e não perca este domingo de muito lazer!
Confira as atrações do Pampulha Celebra
A programação do evento começa pela manhã, e segue agitando a Pampulha até a noite do domingo. Confira as atrações a seguir:
11h – Orquestra de Câmara Sesc
A Orquestra de Câmara é um projeto do Sesc que ensina instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) de forma gratuita para crianças e adolescentes entre dez e dezoito anos. No Pampulha Celebra, às 11h, os alunos se apresentarão com a regência do Maestro Rodrigo Garcia.
14h – Elefanteatro
A seguir, quem se apresenta é o Elefanteatro. Este é um elefante-teatro, espetáculo de rua que caminha junto com o público. Ele é construído de restos de embalagens, como uma montanha de resíduos que ganha vida, um ser místico que caminha seguido por uma multidão.
16h – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
O concerto da Filarmônica de Minas Gerais terá regência do maestro convidado Rossini Parucci. A Orquestra se apresenta às 16h, e levará ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, assim como obras do universo popular arranjadas para orquestra.
17h10 – O Auto da Compadecida
Em seguida, o público do Pampulha Convida poderá apreciar o espetáculo “O Auto da Compadecida”, com concepção e direção de Gabriel Villela. O grupo de teatro Maria Cutia narra as aventuras picarescas de Chicó e João Grilo, em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo.
19h – Bloco da Esquina convida Lô Borges
Em 2013, os músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich criaram o Bloco da Esquina, para homenagear os quarenta anos do Clube da Esquina. O que começou como uma diversão dos músicos ganhou novos rumos, e logo se tornou um nome de peso no carnaval de Belo Horizonte.
Neste domingo, às 19h, o Bloco convida um dos principais nomes do Clube da Esquina, o cantor Lô Borges. Membro do movimento, ele é compositor de vários hits como “Paisagem da Janela”, “Para Lennon e McCartney” e “O Trem Azul”, gravados por Tom Jobim, Milton Nascimento, Elis Regina e vários outros artistas importantes.
Serviço
Pampulha Celebra
📅 Dia 16 de julho (domingo), das 10h às 20h
📌 Praça da Pampulha: R. Versília, s/n – Pampulha | Mais informações aqui.