Turistar é bom, mas demanda tempo. Melhor turistar perto da nossa casa, portanto! Em Belo Horizonte, é possível se conectar com a natureza, conhecer a arquitetura histórica de Minas Gerais ou viver um pouco de paz interiorana, sem distanciar tanto assim da cidade grande. Por isso, trazemos este guia de passeios na região metropolitana, todos a no máximo 60 km do Centro da capital. Confira:
Índice
Conhecer a arquitetura barroca de Sabará
Sabará surgiu no século 17 como um pequeno povoado de bandeirantes, durante o ciclo do ouro em Minas Gerais. Atualmente, a cidade é uma jóia incrustada na Região Metropolitana de BH, com um centro histórico preservado, casas coloniais e igrejas dos anos 1700.
Um exemplo é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, construída em 1763. Sua arquitetura é um importante exemplar da tradição artística do Barroco e do Rococó brasileiro, e a decoração contou com a participação do mestre Aleijadinho. Uma verdadeira aula de história, a menos de meia hora da capital!
Distância aproximada do Centro de BH: 20km
Aproveitar a paz interiorana em Macacos, vilarejo de Nova Lima
São Sebastião de Águas Claras é um vilarejo de Nova Lima, mais conhecido por “Macacos”. Com pouco mais de três mil habitantes, o arraial é um oásis de tranquilidade interiorano, bem na RMBH.
Lá, você encontrará diversas pousadas, igrejinhas e tabernas, tornando Macacos o destino perfeito para uma escapada romântica aos fins de semana. Se você tem um espírito mais aventureiro, não se preocupe: o pacato vilarejo está rodeado de estradas de terra perfeitas para ciclismo e motocross, trilhas pela natureza e cachoeiras incríveis!
Distância aproximada do Centro de BH: 25 km
Ver um pôr do Sol incrível no Parque Estadual Serra do Rola Moça
Com três mil hectares de reserva, o Parque Estadual Serra do Rola Moça é uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais. Situado na zona de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, o Parque é lar para uma centena de espécies vegetais, como orquídeas, bromélias e jacarandás, e animais, como lobos-guarás, tatus, quatis, veados e canários.
São inúmeras trilhas e cachoeiras a serem exploradas pelo parque. Também há o Mirante da Serra do Rola Moça, que oferece um dos pôres do Sol mais deslumbrantes da RMBH.
Distância aproximada do Centro de BH: 25 km
Explorar a Gruta do Lapinha, em Lagoa Santa
Considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real, a Gruta do Lapinha é uma das grandes atrações de Lagoa Santa, ao norte de BH. Com quarenta metros de profundidade, a gruta possui mais de quinhentos metros de extensão, sendo trezentos deles abertos à visitação.
A Gruta do Lapinha foi formada a milhões de anos atrás, quando a região de Lagoa Santa era coberta por um mar. Visitá-la é fazer uma perfeita viagem ao interior da Terra, conhecendo os vestígios de um tempo mais que distante.
Distância aproximada do Centro de BH: 50 km
Visitar o Museu Inhotim, em Brumadinho
Reduto da arte contemporânea, o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo. São 140 hectares de área, trazendo obras de arte mescladas à paisagem do Cerrado e Mata Atlântica.
Ao todo, setecentas obras estão expostas no Inhotim: algumas em galerias, outras ao ar livre. É um passeio obrigatório para quem mora em BH, trazendo o equilíbrio perfeito entre arte, arquitetura e natureza!
Distância aproximada do Centro de BH: 60 km