Se você é apaixonado por animais, não pode perder a novidade que acaba de chegar a Belo Horizonte. É o Pet Café, uma cafeteria com uma temática de bichinhos! Em uma das regiões mais badaladas da cidade, a Savassi, o empreendimento estreia como o primeiro café animal da cidade.
No último dia 30, a equipe do Belo Horizonte Secreto foi convidada para a inauguração do Pet Café. Após provarmos diversas delícias (e nos apaixonarmos pelos gatinhos que moram por lá), atestamos que vale muito a pena conhecer o local. Conheça nosso review a seguir, e já anote na agenda para visitar:
PetCafé, pioneiro na capital mineira
O café animal é um conceito novo no Brasil, mas já que está presente há quase trinta anos no mercado internacional. O primeiro da história surgiu na década de 1990 em Taiwan, permitindo a consumidores fazerem uma boa refeição e, em uma ala separada, brincar com gatinhos do café. O empreendimento foi um sucesso, e desde então, se tornou muito popular na Ásia, Europa e Estados Unidos.
Os primeiros cafés animais brasileiros surgiram em São Paulo, e agora, chegam também na capital mineira. Idealizado por Catarina Hauck, uma menina de dezesseis anos, o Pet Café é pioneiro e oferece excelente gastronomia, junto de companhias adoráveis.
Uma jovem empreendedora
A ideia veio de uma viagem ao Canadá quando, aos doze anos, Catarina Hauck visitou um cat café e se encantou pela experiência. “O local vivia lotado, com uma atmosfera acolhedora. Vivi um momento adorável e pensei: quero abrir o meu no Brasil“, conta.
Ao completar quinze anos, Catarina pediu aos pais Mônica e Alessandro Garcia que, em vez de uma festa de debutante, lhe dessem o dinheiro para investir no negócio. Nascia assim o Pet Café, que finalmente abriu suas portas para o público em janeiro de 2024.
Além do salão principal, a cafeteria conta com um parquinho para cães e a sala dos gatinhos. Tudo pensado para oferecer o melhor conforto para as pessoas e os animais, com segurança, higiene e tranquilidade.
Com destaque também para a identidade visual, o Pet Café está repleto de cantinhos instagramáveis inspirados no amor pelos bichos. A referência também aparece nas apresentações dos pratos, que ganham detalhes que remetem ao universo pet.
Cardápio diferenciado
O cardápio do PetCafé é assinado pelo chef Renan Bastos e a confeiteira Elisangela Souza, contando com opções de brunch, cafés, petiscos e almoço executivo.
Durante a inauguração, nosso petisco preferido foi o Charlie. Homenagem ao golden de Catarina, o lanche traz waffle de pão de queijo recheado com carne de panela, requeijão de raspa e mostarda da casa. Uma combinação deliciosa e bastante mineirinha, com um toque delicado de sofisticação.
Também há opções de waffle com linguiça artesanal e queijo canastra ou frango e requeijão de raspa. Além do recheio vegano, com tomates assados, creme de abacate, rúcula e crocante de sementes.
Além dos waffles, outro destaque dentre os lanches são as ciabattas. Um exemplo que amamos foi o Chichen Sanduíche, que leva pão ciabatta, sobrecoxa desossada e empanada, maionese de alho, alface e tomate.
Em seguida, é necessário destacar as sobremesas. Provamos de tudo: tortas de chocolate e um saboroso bolo Red Velvet, mas o preferido foi, com certeza, o cheesecake de frutas vermelhas. Como não se apaixonar por essa incrível combinação doce e azedinha?
Divertido pra cachorro
E não poderíamos esquecer deles, claro: os animais! Em primeiro lugar, temos Pet Place. Lá, os clientes podem levar os seus cachorros para gastar energia com muita diversão e fazer novos amigos. O espaço é fechado e conta com uma série de brinquedos e atrações para estimular os pets, incluindo piscina de bolinhas e escorregador.
Para garantir a segurança, o Pet Café recebe cães de pequeno e médio porte saudáveis, sempre acompanhados de seus tutores e respeitando práticas de boa convivência. Eles poderão acompanhar os donos no salão do restaurante mas estão restritos na cozinha e áreas de manipulação de alimentos, como regem as normas da Vigilância Sanitária.
Amor felino
Em seguida, temos a Cat Zone. Em parceria com o projeto Ministério Arca de Noé, a sala abriga seis gatos em um ambiente aconchegante. Com supervisão de um profissional veterinário, as pessoas podem interagir com os animais, dar e receber muito carinho. E, quem sabe, levar algum deles para casa.
“São gatos resgatados, saudáveis, vacinados e castrados. Queremos criar um momento agradável de conexão, para estimular e conscientizar as pessoas sobre a adoção responsável”, explica Catarina Hauck.
Tanto a Cat Zone como o Pet Place possuem monitores capacitados para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos animais.
Como conhecer?
O Pet Café está na Savassi, uma das regiões mais badaladas da cidade. Você pode reservar uma mesa pelo site da cafeteria, ou apenas chegar e aproveitar — tanto você quanto o seu doguinho!
🕓 Terça a domingo, das 09h às 17h
📍 Rua Sergipe, 1187 | Mais informações aqui.