Destacar a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação para BH. Esse é o objetivo do Tour Educativo Rota Histórico Patrimonial – Zona Cultural Praça da Estação, que a Prefeitura de Belo Horizonte promove no próximo dia 17 de junho, sábado, das 9h30 às 11h.
Será a oportunidade de conhecer melhor a região, um dos ícones de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Sobre o Tour Educativo
A Praça da Estação é um dos pontos mais conhecidos de BH. Ela já constava no projeto original da capital mineira desde os primórdios, em 1895, sendo construída a partir de 1904. Antes mesmo da inauguração de Belo Horizonte, em 1897, ela já era passagem obrigatória para os que entravam e saíam da cidade em construção.
O Tour Educativo irá destacar diversos momentos e processos importantes da história belo-horizontina vivenciados a partir da Praça da Estação, parte central da cultura viva e da memória de nossa cidade. Logo ap, os participantes farão uma visita ao SESI Museu de Artes e Ofícios, na qual terão mais informações sobre o prédio centenário da Estação.
Saiba mais sobre a Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE)
O Projeto ZCPE é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de BH e da sociedade civil, que busca fortalecer um espaço de convergência física e simbólica da cidade. Ela reúne e dinamiza inúmeros movimentos artísticos, espaços e agentes culturais em suas diversas e plurais manifestações presentes na região.
Além de ser lugar de referência para encontros, realização de práticas culturais, esportivas e artísticas de caráter urbano e tradicional, a ZCPE conta com um vasto conjunto arquitetônico, dentre os quais estão bens protegidos por tombamento pela política de proteção ao Patrimônio de Belo Horizonte.
O conjunto é composto por diversas edificações. São eles: a Praça, seus jardins e esculturas; antigos equipamentos ferroviários; balaústres e postes da Rua Sapucaí e, por fim, os viadutos Santa Tereza e Floresta.
Serviço
Quando: 17 de junho, sábado, das 9h30 às 1130
Onde: Encontro na Rua Sapucaí, 429 (na entrada para a estação do Metrô).
Para mais informações sobre a Zona Cultural Praça da Estação, acesse o site.