De 5 a 29 de outubro, Belo Horizonte recebe a exposição itinerante Busão das Artes. O projeto, que foi sucesso de público no Rio de Janeiro e São Paulo, consiste em um caminhão de quinze metros adaptado para receber experimentos interativos de abordagem científica e projetos de artes visuais.
Aqui em BH, o Busão estará no Parque Municipal. A experiência é gratuita e perfeita para todas as idades, recebendo também visitas escolares. Confira!
Busão das Artes: uma forma divertida de aprender
O pintor Paul Klee definiu arte como uma forma de “tornar visível o invisível”. A frase ganha outro sentido no Busão das Artes, que tem como objetivo educar, humanizar e sensibilizar os visitantes nos temas da ciência e o meio ambiente.
O projeto foi idealizado pelo curador e criador interdisciplinar Marcello Dantas, em parceria com o físico Luiz Alberto Rezende de Oliveira, um dos idealizadores e ex-curador do Museu do Amanhã.]
O propósito do Busão é ampliar a compreensão do público sobre o universo, o corpo humano, as bactérias e a relação dos indivíduos com o meio ambiente. Tudo isso com instalações artísticas e interatividade, mostrando como as manifestações da vida biológica se relacionam com tudo que há no planeta. Quem guia o visitante por esse universo tão rico e pouco explorado está invisível aos olhos: fungos, bactérias e vírus.
O Busão propõe uma experiência sensorial e cognitiva para levar informação adiante, mostrando como a diversidade integra todos os grupos. Nós tanto pertencemos a um ecossistema exterior, que fora da gente nos nutre e nos sustenta, assim como cada um de nós é em si um ecossistema“, conta Marcello Dantas.
Visitas agendadas para escolas
O Busão das Artes é uma oportunidade imperdível para as crianças, que aprenderão mais sobre ciência e artes visuais.
É possível agendar horários especiais para escolas pelo email agendamento@busaodasartes.com.br ou pelo Whatsapp 31 99903-6503.
Serviço
Busão das Artes
📅 5 a 29 de outubro
🕗 Quinta à domingo, das 9h30 às 17h
💲 Gratuito
📍 Largo do Sol do Parque Municipal: Av. Afonso Pena – Centro | Mais informações pelo site ou pelo Instagram do projeto.