Hoje raros, os cinemas de rua de Belo Horizonte tiveram seu auge entre as décadas de 1950 e 1970. Naquela época, eles eram um dos programas culturais mais buscados pelas famílias da cidade. Diversos eram as salas que hoje poucos se lembram, mas que foram point cultural no século passado: Cine Acaiaca, Royal, Jacques, Palladium, Pathé…
Logo mais, porém, duas novidades que mudariam o destino dos cines de rua para sempre: a televisão e os shoppings centers. Fascinada com a comodidade de ver os filmes em um centro comercial ou mesmo em sua própria casa, a população perdeu o hábito de frequentar cinemas de rua. Com a baixa na clientela, este tipo de estabelecimento foi desaparecendo cada vez mais do dia a dia belo-horizontino.
Não todos, porém. Apesar das dificuldades, ainda temos cinemas de rua que lutam para manterem-se firmes e fortes na cena cultural belo-horizontina. Conheça agora quatro salas de rua em BH, e apoie a cena cultural independente!
Cine Santa Tereza
O Cine Santa Tereza é um dos cinemas de rua ainda em atividade mais antigos de BH. Ele iniciou as atividades em 1943, porém foi mais uma das vítimas da já citada crise dos cinemas de rua. Suas portas foram fechadas na década de 1980, e o prédio se tornou uma casa de shows por mais de trinta anos.
Em 2016, porém, o Cine Santa Tereza foi reaberto como um cinema público. Ele hoje é vinculado à Prefeitura de Belo Horizonte, trazendo uma programação totalmente gratuita! É só retirar os ingressos pela internet ou na bilheteria do cine, e aproveitar a sua sessão.
Onde: R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Confira a programação no Instagram do cine.
Cine Belas Artes
O Cine Belas Artes está em um prédio tombado, bem pertinho da Praça da Liberdade. Ele já foi sede do Diretório Central dos Estudantes da UFMG e hoje é, junto do Santa Tereza, um dos cinemas de rua mais tradicionais da cidade. Sua programação prioriza filmes independentes, que não façam parte do circuito cultural! Por isso, sempre que desejar conhecer obras para além do mainstream de Hollywood, o Belas Artes é uma ótima opção.
Onde: R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes
Confira a programação no site.
Cine Humberto Mauro
Nosso próximo cinema de rua faz homenagem ao mineiro Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro. Localizado no Palácio das Artes, o Cine realiza mostras, atividades educativas sobre a sétima arte, com foco na produção não-mainstream. Além disso, o Cine Humberto Mauro também realiza anualmente o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH), apreciado por cineastas e cinéfilos do mundo inteiro.
Onde: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)
Confira a programação no site.
Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas
De todos os cinemas de rua de BH, o Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas é o mais novo de todos. Ele está na ativa há pouco mais de um ano, desde março de 2022! À época, duas salas de cinema foram abertas no Minas Tênis Clube da Savassi, a poucos quarteirões da Praça da Liberdade. Mas não se preocupe: não é preciso ser sócio do clube para visitar!
Onde: Minas Tênis Clube (R. da Bahia, 2244, 5º andar – Savassi)
Confira a programação no site.