Nos últimos dias, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram o estado em situação de calamidade pública, com milhares de pessoas atingidas pelas enchentes. Diante dessa situação, o Brasil inteiro se mobiliza para ajudar as vítimas da tragédia por meio de doações, inclusive aqui de Belo Horizonte.
Por mais que estejamos longe fisicamente, nós mineiros também podemos nos unir para auxiliar as pessoas em dificuldade no Sul. Por isso, reunimos a seguir pontos de coleta por toda a capital, assim como opções para auxiliar financeiramente. Cada ajuda importa!
Rio Grande do Sul em estado crítico: onde doar?
Serviço Social Autônomo (Servas) e Defesa Civil
Em parceria com a Defesa Civil de MG, o Servas está recolhendo doações de água mineral, cobertores, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Além disso, é possível ajudar financeiramente pela chave pix: ppe@servas.org.br.
Ponto de coleta: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários
Aeroporto de Confins
Até 10 de maio, nosso aeroporto internacional conta com três pontos de coleta para auxiliar as vítimas do Rio Grande do Sul. Neles, os viajantes poderão doar água mineral, alimentos não-perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal, roupas em bom estado, cobertores, dentre outros.
Você pode deixar a sua doação no Check-in 1 (da Azul), no saguão principal (ao lado do guichê de informações) ou em frente o portão do embarque doméstico.
Aeroporto da Pampulha
Do mesmo modo, o Aeroporto da Pampulha está recebendo donativos. Por exemplo: alimentos não-perecíveis, água mineral, ração para gatos e cachorros, cobertores, roupas em bom estado, absorventes e outros itens de higiene pessoal. O ponto de coleta está no saguão principal do aeroporto.
Como doar financeiramente para o Rio Grande do Sul
Ademais, é possível fazer uma doação em dinheiro. O programa SOS Rio Grande do Sul da Assembleia Legislativa de MG, por exemplo, está recebendo doações por meio de pix. O valor será integralmente revertido para o auxílio das vítimas e a reconstrução das áreas atingidas. A chave pix (CNPJ) é 92.958.800/0001-38.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também está recolhendo donativos financeiros pela chave pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38.
Do mesmo modo, você pode doar para a prefeitura de Porto Alegre por meio da chave pix (CNPJ) 92.935.60/0001-60.
Por fim, outro órgão gaúcho para o qual é possível doar é o Ministério Público do RS, que recebe doações pelo pix (CNPJ): 25.404.730/0001-89.