Quando um homem se vê diante da perda de sua companheira, ele deixa o seu animal interior falar mais alto e entra em uma espiral de culpa, reflexão e violência. O espetáculo “Animal Agoniza”, com o ator Guilherme Colina, mergulha no universo da violência contra a mulher e seu personagem nos faz refletir.
Com texto e direção de Rita Clemente, o espetáculo estará em cartaz nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no Teatro da Cidade. Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras.
“O Animal Agoniza”: reflexões acerca da violência contra a mulher
Qual é o seu limite? Em que ponto, aquilo que nos caracteriza como animais humanos se desfaz? Com direção e dramaturgia de Rita Clemente, “O animal agoniza” nos coloca diante dos limites entre a racionalidade, a consciência, o amor e nossa mais selvagem porção: o medo de perder o poder.
Na trama, quando a companheira resolve deixá-lo, um homem se vê diante de seus limites pelo medo de perder aquilo que ele acha que é seu. “Quando um amor se transforma em abuso, o limite entre humanidade e selvageria se desfaz”, comenta a diretora Rita.
Roda de conversa sobre “O Animal Agoniza”
Com o intuito de aprofundar o diálogo, no dia 09 após o espetáculo, o público poderá participar de uma roda de conversa.
Estarão presentes o ator Guilherme Colina; diretora e autora Rita Clemente; a coordenadora do movimento “Quem ama não mata”, Mirian Chrytus; a socióloga da Fiocruz, Dra. Elizabeth Maria Teixeira Fleury e a diretora e atriz do espetáculo “Peixes”, Ana Regis, que também trata deste tema.
Será a oportunidade de dialogar com o público em um momento de sensibilidade, logo após vivenciarem o espetáculo.
Ensaio aberto para escolas públicas
Além das sessões, haverá dois ensaios abertos para alunos de escolas públicas. A novidade será no dia 10 de novembro (sexta-feira), às 9h30 e às 14h30.
Colina explica que muitas vezes a violência e a opressão estão enraizadas nas pessoas, e nem sempre são compreendidas. A peça, a discussão e o ensaio podem funcionar como um gatilho para que as pessoas possam mudar o olhar que foi construído pelo patriarcado.
As escolas públicas que queiram participar do ensaio aberto devem preencher este formulário. Lembrando que a classificação etária da peça é quatorze anos.
Serviço
“O Animal Agoniza”
📅 09, 10 e 11 de novembro
🕓 20h
💲 Ingressos a partir de R$ 20 (meia-entrada), disponíveis pelo link
📌 Teatro da Cidade: R. da Bahia, 1341 – Centro | Mais informações aqui.