A filmografia francesa está prestes a ocupar cinemas de todo o Brasil, inclusive em Belo Horizonte. É a 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que chega com filmes premiados que integraram festivais de todo o mundo, sucessos de público e crítica.
A maratona de cinematografia francófona tem data: entre 9 e 22 de novembro. Maior evento com exibição de obras nesta língua fora da França, o Varilix já reuniu mais de um milhão de espectadores desde a sua criação, e trará nesta edição dezenove longas-metragens franceses para a capital.
Festival Varilux de Cinema Francês
Para os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier, o papel do Varilux é promover o cinema francês no Brasil, além de apoiar o trabalho dos distribuidores locais.
O Festival Varilux continua sendo a ferramenta mais estratégica para manter viva a paixão do público brasileiro pelos filmes franceses. Os espectadores sempre receberam com entusiasmo nossa programação e aguardam com ansiedade as datas do festival.
A queda na audiência média das produções brasileiras e estrangeiras nos cinemas é estimada em 80% em 2023. Todos nós, que atuamos no audiovisual, trabalhamos para reverter esses números“, afirmam.
Em 2023, o festival tem filmes para todos os gostos: animação, drama, comédia, suspense e romance. A programação traz películas recentes — a maioria inédita no Brasil — que integraram e receberam prêmios em festivais como Cannes, Toronto e Biarritz. Você pode conferir os cinemas participantes e filmes em cartaz pelo site do Festival Varilux.