Belo Horizonte possui nove regionais, que juntas, abrigam quase quinhentos bairros — você sabia? Diante de tanta diversidade, nós perguntamos aos nossos leitores quais são os seus bairros preferidos e o que há de bom para curtir por lá. Curioso de conhecer os melhores bairros de BH, segundo os próprios belo-horizontinos? Eis as respostas!
Savassi
Originalmente a Savassi era uma região, mas recebeu o status de bairro em 2006. Lembrada pela @nogueiraveralucia, é um dos locais com a vida noturna mais badalada da cidade. Nela, você encontra bares, baladas, pubs e cafeterias, e muitos restaurantes célebres da capital. Além, claro, de quatro franquias do Rei do Pastel, um dos ícones da experiência belo-horizontina.
Centro
Para o Demilson Malta Vigiano, o Centro é o melhor bairro de BH. Isso porque é uma região versátil, onde praticamente tudo o que você pensar está a mão! A região conta com prestadores de serviços, lanchonetes e comércios acessíveis, além de uma intensa cena alternativa de bares e restaurantes.
Ademais, é no Centro que você encontra o Mercado Central e Mercado Novo, dois pólos de cultura e gastronomia mineira. Além do Parque Municipal, uma das áreas verdes mais importantes de BH.
Santo Agostinho
O próximo bairro é o Santo Agostinho, indicação da @anonnarf. Para ela, a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia é o grande diferencial da região. “É lugar de brincar, exercitar, socializar com cães, fazer academia ao ar livre…“. E de fato! Com mais de trinta mil metros quadrados, a praça é um ponto de encontro quem deseja praticar corrida, fazer um piquenique com os amigos ou mesmo ler um livro ao ar livre.
Santa Tereza
Já para o @richard.rossati, o Santa Tereza é um dos melhores bairros de BH. Fundado em 1910 por imigrantes, o Santê foi berço para diversas gerações de artistas, como o Clube da Esquina (composto por Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges), Sepultura e Skank. E hoje, é um reduto da boemia belo-horizontina.
O bairro é composto em sua maioria por casas, prédios pequenos e uma infinidade de barzinhos. Para o Richard, é o local perfeito para “sentar nas praças e olhar para as árvores, tomando uma cerveja”. Estamos de acordo!
Mangabeiras
Bem aos pés da Serra do Curral, o Mangabeiras foi citado pela seguidora @giriqueti como o seu preferido de BH. O tradicional bairro de classe alta traz, além de diversos casarões, uma gama de opções para curtir a metrópole ao ar livre. É lá onde você encontra a Praça do Papa, o Parque das Mangabeiras e o Mirante do Mangabeiras, que permite uma incrível vista panorâmica de toda a cidade.