Antes de “mineiros”, nós de Minas Gerais éramos conhecidos como “povo montanhês”. Esse detalhe histórico de nossas origens foi a inspiração para o Montê Bar, a novidade gastronômica que já chegou com tudo na cena de Belo Horizonte.
Tendo como princípio a hospitalidade mineira, o Montê traz drinks descomplicados e comidas deliciosas, que representam o melhor que Minas tem a oferecer.
A casa está no Espaço Cento e Quatro, um dos edifícios mais icônicos do Centro. Fique por dentro da novidade!
Montê Bar: um delicioso reduto da mineiridade
Aberto ao público neste mês de setembro, o Montê é a casa perfeita para quem deseja experimentar uma boa gastronomia em um ambiente informal e descontraído.
Quem assina o menu é o chefe Victor Zuliani, que tem passagem pelo renomado Nicolau Bar da Esquina. Para o Montê, o chefe bolou um cardápio que exalta os clássicos da cozinha regional.
Nossa equipe participou da apresentação do Montê para a imprensa, em 31 de agosto. Nós provamos diversos drinks e petiscos da casa, e podemos atestar que vale muito a pena conhecer a novidade!
Para comer, você pode escolher dentre pratos autênticos, como o arroz de costela, ou petiscos de boteco — a nossa dica é o croquete de lombo defumado com jiló. Uma mistura deliciosa de sofisticação e simplicidade, que deixará qualquer um com água na boca.
Outro destaque que nos chamou a atenção foram os coquetéis. Além dos drinks da casa, a carta traz uma seleção de drinks famosos de diversos bares da capital, fazendo um passeio por toda a noite belo-horizontina.
O nosso coquetel favorito foi o Caramelinho, uma mistura de vodka, caramelo queimado e maracujá, do Oop Bar (Savassi). Também recomendamos o Calma Nervo, da Cachaçaria Lamparina (Mercado Novo), que leva cachaça de jambu, licor de pequi e água tônica, com um toque de limão capeta.
Após decidir o drink, é hora de cair na pista de dança! O Montê Bar conta com uma programação musical intensa, convidando os melhores DJs de BH para tocarem os grandes sucessos da música contemporânea.
Para além das delícias: revitalização e resgate do Centro
Além de um novo point da cena belo-horizontina, o Montê Bar é também um resgate histórico de nossa capital.
No início do século 20, nos primórdios da capital mineira, instalou-se no atual Centro de Belo Horizonte uma fábrica de tecidos. Ela recebeu o apelido de “104 Tecidos” em razão do endereço: Praça Rui Barbosa, 104.
Com o passar do tempo, a fábrica deixou de funcionar. E o seu galpão, com mais de três mil metros quadrados, se transformou no Espaço Cento e Quatro, um centro de cultura e lazer.
Pensando na importância histórica do Cento e Quatro para Belo Horizonte, os empresários Pedro Lobo, Aline Prado e Elam Moura, que idealizaram o Montê, escolheram a antiga fábrica para acolher o bar.
A oportunidade de ocupar o CentoeQuatro é um privilégio que não podíamos deixar passar batido. Este edifício, que remonta à construção de BH, é simbólico e por anos foi a porta de entrada da capital. Sinônimo de vanguarda, de coletivo e de boemia, que queremos retomar com este novo projeto”, conta Elam Moura.
O abertura da casa vem junto a outros projetos de reocupação do Centro. Como a revitalização do Mercado Novo e da Galeria São Vicente, na Praça Raul Soares, ou dos novos rooftops na região da Praça Sete.
Como lembra Aline Prado,
Nos últimos anos, o Centro de Belo Horizonte vem sendo reocupado e ganhando ainda mais vida com bares e restaurantes que valorizam a gastronomia popular e a cultura da cidade, e chamam a atenção não só de moradores, como de turistas”.
Dessa forma, o Montê Bar surge como uma nova opção descolada para os belo-horizontinos e para aqueles que vêm nos visitar. Unindo a tradição à modernidade, a casa surge para resgatar (e criar novas) memórias afetivas pelo Centro, uma das regiões mais antigas e queridas da nossa capital.
Conheça o Montê Bar
📅 Quarta-feira a domingo
🕓 17h30 às 2h
📌 Praça Rui Barbosa, 104 – Centro | Mais informações aqui.