Café quentinho, broa de fubá, pão de queijo… A culinária de Minas Gerias é um gostosura, e isso não é segredo para ninguém. Nem para os estrangeiros! Na última quarta, dia 14, a mídia global TasteAtlas elegeu Belo Horizonte como uma das melhores cidades do mundo para provar a comida local. Nada surpreendente, não é mesmo?
Beagá: 84ª melhor cidade do mundo para conhecer quitutes típicos
Criado em 2015, o TasteAtlas é um guia de viagens com foco em experiências gastronômicas, que avalia receitas de todo o mundo. Os levantamentos são a partir de dicas do próprio público do site, que vota em suas gastronomias e quitutes preferidos.
De acordo com a reportagem, o levantamento das melhores comidas locais não traz “as cidades com mais estrelas Michelin […] ou chefes famosos”, nem os “pratos ou restaurantes que vão lhe conseguir mais likes no Instagram“. Dessa forma, ele valoriza a culinária típica e afetiva, que encanta pelos seus detalhes e simplicidade.
Belo Horizonte vem em 84º lugar dentre as cidades. Dentre os pratos mineiros recomendados pela plataforma estão arroz com pequi, pamonha mineira, tutu de feijão, tropeiro. Além do nosso querido pão de queijo, que mais cedo neste ano, foi eleito pelo TasteAtlas como o décimo melhor quitute das Américas.
Minas Gerais: Tradição gastronômica em peso
Não é a primeira vez que Belo Horizonte é reconhecida pela sua gastronomia. Em 2019, a cidade recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela sua tradição em fornecer pratos deliciosos que fazem parte do patrimônio imaterial de Minas Gerais.
Além de BH, outras cidades brasileiras eleitas como melhores no que diz respeito à comida local são São Paulo (13ª), Rio de Janeiro (32ª), Recife (55ª) e Salvador (66ª). Descubra as demais cidades pelo Instagram.