
De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2018, cerca de 40 milhões de brasileiros se diziam vegetarianos ou veganos. Isso significa que quase 20% da população nacional se abstinha totalmente de carne, ou de qualquer alimento de origem animal.
Antigamente, adeptos do vegetarianismo e do veganismo sofriam com a pouca variedade nos cardápios de restaurantes. Hoje em dia, porém, cresce o mercado de estabelecimentos especializados nesse tipo de culinária, que prioriza ingredientes naturais e o bem estar animal.
Confira agora a nossa lista de restaurantes vegetarianos e veganos em Belo Horizonte, caso seja adepto a tais dietas — ou mesmo um carnívoro que deseja experimentar uma refeição deliciosa!
1 – Las Chicas Vegan
Localizado no tradicional Edifício Maletta, o Las Chicas Vegan é uma das casas veganas mais tradicionais de BH. Com um menu assinado pela chef Gabe Andrade, ele tem como carro chefe uma variada e deliciosa carta de hambúrgueres, mas também traz risotos, saladas e petiscos de dar água na boca.
📌 Edifício Maletta: Av. Augusto de Lima, 233 – Segundo andar – Centro | Mais informações aqui.
2 – Quintal Vegan
Se você deseja fazer uma bela refeição a preços justos, não pode deixar de conhecer o Quintal Vegan. Lá você pode comer um self-service à vontade por R$30, ou provar coxinhas de alho poró, bolinhos de feijoada, hambúrgueres e not-dogs.
A casa é um paraíso escondido no bairro Concórdia, bastante caseiro e aconchegante, com ares de interior. Não deixe de conhecer!
📌 R. Pitangui, 175 – Concórdia | Mais informações aqui.
3 – San Ro
Já experimentou comida taiwanesa? Se não, já passou da hora de conhecer o San Ro! Fundado por cinco famílias de Taiwan, ele traz versões 100% vegetarianas e muitas também veganas dos pratos do país, cuja culinária traz traços da gastronomia chinesa e japonesa. Além disso, há opções mineiras como linguiça e feijoada veganas.
A casa funciona apenas no horário do almoço, em modelo self-service. Uma experiência gastronômica e cultural imperdível.
📌 R. Professor Moraes, 651 – Funcionários | Mais informações aqui.
4 – Bejí Sushi Veg
Outra opção para os amantes da comida asiática é o Bejí Sushi Veg. Como o nome indica, a casa é especializada em sushis e comida japonesa de forma totalmente vegana. Localizado no Mercado Novo, é uma opção incrível e deliciosa, em um dos pontos mais charmosos da noite belo-horizontina.
📌 Mercado Novo: Av. Olegário Maciel, 742 – Terceiro andar – Centro | Mais informações aqui.
5 – Tanganica Art Bar
O próximo restaurante vegano da lista é o Tanganica Art Bar, localizado no simpático bairro do “Coréu” (Coração Eucarístico). Ele serve versões veganas de moqueca, strogonoff e carne de panela, tendo inclusive vencido o concurso regional do Comida di Buteco de 2019, com rolinhos empanados de beringela e pururuca vegetal.
📌 R. Padre Demerval Gomes, 380 – Coração Eucarístico | Mais informações aqui.
6 – Camaradería Gastrobar
O Gastrobar une o melhor dos dois mundos: a familiaridade dos pratos típicos mineiros com o requinte da alta gastronomia. Seu menu conta com uma variedade criativa de opções, como moqueca de shitake, hambúrgueres artesanais e cheesecake de frutas vermelhas.
Para acompanhar, escolha dentre uma vasta carta de drinks ou, quem sabe, chopes artesanais. O ambiente perfeito para almoçar ou fazer um happy hour com os amigos!
📌 R. Cláudio Manoel, 555 – Funcionários | Mais informações aqui.
7 – Public House Plant Based
Também conhecido como PH Vegan, o Public House Plant Based é uma opção imperdível para quem curte um fast-food. A casa conta com hambúrgueres, not-dogs, porções de batata e coxinhas de jaca. Além de servir diversos pratos no horário do almoço, como strogonoff e tropeiro em versões sem carne.
📌 Av. do Contorno, 1700 – Floresta | Mais informações aqui.
8 – Yuan Lai Veg
Ainda no tópico de sushis veganos, outra parada obrigatória é o Yuan Lai Veg. Este restaurante familiar fica no Padre Eustáquio e traz sabores de diversas culturas: Japão, Coreia, Taiwan, China e também do Brasil. Todos os produtos são de fabricação própria, seguindo as técnicas milenares dos países orientais. Vale a pena conferir!
📌 R. Vila Rica, 648a – Padre Eustáquio | Mais informações aqui.
9 – Pé de Couve
O Pé de Couve é um self-service vegano, com opções de diversas culturas. A proprietária, Turkinha, tem ascendência árabe e traz muito desta culinária em seus pratos. Além de opções brasileiras e orientais, que também figuram um cardápio delicioso!
📌 Av. Carandaí, 1155 – Loja 12 – Centro | Mais informações aqui.
10 – Botequim Vegano
Se você curte uma comida de boteco, nossa dica é o Botequim Vegano. A casa traz hambúrgueres, coxinhas, quibes e cookies sem ingredientes de origem animal, acompanhados de chope gelado e uma bela carta de drinks.
Além disso, o boteco conta com programação musical intensa, trazendo shows de pagode e DJs para agitar a sua noite.
📌 Av. Bias Fortes, 1034 – Lourdes | Mais informações aqui.
11 – Mesa do Sábio Vegetariano
O próximo nome em nossa lista é o Mesa do Sábio. A casa também trabalha com comida brasileira e oriental, em versões vegetarianas ou veganas de pratos de ambas as culturas. Além do mais, o self-service conta com sobremesas deliciosas, como pavê e torta de prestígio.
📌 Av. Bias Fortes, 1034 – Lourdes | Mais informações aqui.
12 – Formoso Cozinha Natural
O Formoso Cozinha Natural é mais um dos restaurantes com pratos vegetarianos e veganos. Lá você encontrará moquecas, bobó de grão de bico, lasanhas e sobremesas de dar água na boca, como mousses e tortas doces.
📌 R. Ouro Preto 1061 – Santo Agostinho
📌 Mercado do Cruzeiro: R. Ouro Fino 452 – Cruzeiro | Mais informações aqui.