A cerimônia do Oscar 2023 ocorreu no último domingo, dia 12 de março, e revelou ao público os tão esperados vencedores da Academia. Muitos cinéfilos se planejaram para assistir aos indicados antes da premiação, fazendo apostas de quem levaria o prêmio.
Na correria da rotina, porém, nem todo mundo teve tempo para tal. O que é compreensível: ao todo, mais de cinquenta filmes estavam concorrendo nesta edição. Caso não tenha tido tempo de conferi-los antes do prêmio, fizemos uma lista de onde assistir a alguns dos vencedores em Belo Horizonte, seja em cinemas ou plataformas de streaming. Já pode separar a pipoca!
“Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”, o grande queridinho do Oscar 2023
Evelyn Wang (Michelle Yeoh), uma imigrante chinesa nos Estados Unidos, está sobrecarregada. Dona de uma lavanderia à beira da falência, além de sofrer com os problemas financeiros, ela precisa manejar um casamento em ruínas e o relacionamento conturbado que tem com sua filha.
Um belo dia, tentando resolver os problemas de seu negócio na Receita Federal, Evelyn é enviada para uma fenda do multiverso. Ela conhece então inúmeras realidades paralelas, que lhe mostram as vidas que poderia ter vivido. No entanto, as coisas se complicam quando ela se vê presa nesse universo de possibilidades, sem conseguir voltar para casa.
“Tudo Em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo” deu o que falar no Oscar 2023. Das onze categorias em que havia sido indicado, ele saiu vitorioso em sete delas, incluindo as de Melhor Filme e de Melhor Atriz, pela atuação de Michelle Yeoh. É a primeira vez que uma mulher asiática vence a categoria.
O longa também saiu vitorioso nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Vídeo, Melhor Ator Secundário e Melhor Atriz Secundária pelas atuações de Ke Huy Qua e Jamie Lee Curtis, respectivamente.
Onde assistir
Pátio Savassi (Cinemark): Em cartaz até 19/03 (domingo)
BH Shopping (Cinemark): Em cartaz até 21/03 (terça-feira)
Centro Cultural Unimed-BH Minas: Sessões a partir do dia 16/03 (quinta-feira)
Também é possível conferir o grande vencedor do Oscar em sua casa, pelo streaming da Amazon Prime Video.
“A Baleia”
Um professor de inglês vive recluso em sua casa, vítima de um transtorno de compulsão alimentar causado por culpas do passado. Afastado da filha há oito anos, Charlie (Brendan Fraser) decide recuperar o contato com a menina, mas Ellie (Sadie Sink) reluta em ceder às aproximações do pai.
Em troca de ajuda com uma redação de inglês, Charlie consegue convencer Sadie a visitá-lo. Mas a reaproximação não será tão simples, e o professor deverá encarar o seu passado para conseguir o perdão da filha.
Com um roteiro digno de lágrimas, “A Baleia” rendeu o prêmio de Melhor Maquiagem e Penteado, além da estatueta para Brendan Fraser como Melhor Ator.
Onde assistir
BH Shopping (Cinemark): Em cartaz até 21/03 (terça-feira)
Pátio Savassi (Cinemark): Em cartaz até 21/03 (terça-feira)
Diamond Mall (Cinemark): Em cartaz até 22/03 (quarta-feira)
Centro Cultural Unimed-BH Minas: Em cartaz até 22/03 (quarta-feira)
“Entre Mulheres”
Em uma colônia religiosa isolada, um grupo de mulheres tem de conciliar a sua fé com a realidade. Após anos acreditando serem abusadas por forças demoníacas, elas descobrem que os diversos abusos sexuais sofridos por elas são causados, na verdade, pelos homens da colônia. Elas organizam reuniões decidir o que farão a seguir: se devem perdoar e esquecer, lutar contra os abusadores ou fugir do local, em busca da tão sonhada liberdade.
Entre Mulheres venceu o Oscar 2023 na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Isso porque o filme é baseado no best-seller de mesmo nome, escrito pela canadense Miriam Toews. Apesar de ser uma ficção, o romance foi fortemente inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, Bolívia.
Onde assistir
Diamond Mall (Cinemark): Em cartaz até 22/03 (quarta-feira)
Centro Cultural Unimed-BH Minas: Sessões a partir do dia 16/03 (quinta-feira)
“Nada de Novo no Front”
Na Primeira Guerra Mundial, Paul Bäumer (Felix Kammerer) e seus amigos se alistam ao exército alemão, tomados por uma onda de fervor patriótico. Isso logo muda, porém, quando eles conhecem a realidade brutal vivida pelos soldados no front. Os erros do conflito desestabilizam Paul, mas pelo bem de seu país e de seus superiores, ele deve seguir lutando até o fim.
“Nada de Novo no Front” venceu nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Filme Internacional, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção. Uma curiosidade interessante é que um dos produtores, Daniel Dreifuss, é nascido em Belo Horizonte. Veja só, BH está marcando presença até em Hollywood!
Onde assistir
Ao contrário da maioria dos filmes indicados, “Nada de Novo no Front” é um original Netflix. Por isso, ele está disponível apenas na plataforma do streaming.
“Top Gun: Maverick”
O piloto Pete Maverick (Tom Cruise) coleciona medalhas e louros de todas as missões que participou anteriormente. Há trinta anos fora da ativa, ele recebe um desafio: guiar um grupo de pilotos para uma missão impossível, à qual homem nenhum jamais conseguiu sobreviver.
Em meio à missão, Maverick conhece o tenente Bradley (Miles Teller), filho de um falecido piloto que também era um grande amigo seu. A chegada do tenente traz à tona fantasmas do passado de Pete, que precisará superá-los para o sucesso da missão.
“Top Gun: Maverick” é sequência de “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986). Ele estreou no ano passado nos cinemas, e no Oscar 2023 recebeu a estatueta para Melhor Mixagem de Som.
Onde assistir
Atualmente, o longa está disponível nos streamings Amazon Prime Video e Paramount+.
Saiba mais sobre os cinemas
Centro Cultural Unimed-BH Minas
Onde: Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes)
Horários e ingressos disponíveis no site.
Cinemark BH Shopping
Onde: BR-356, 3049 – Belvedere
Horários e ingressos disponíveis no site.
Cinemark Diamond Mall
Onde: Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes
Horários e ingressos disponíveis no site.
Cinemark Pátio Savassi
Onde: Av. do Contorno, 6061 – São Pedro
Horários e ingressos disponíveis no site.