Em ocasião do Mês do Orgulho, o Belo Horizonte Secreto traz uma série de reportagens informativas sobre a comunidade LGBTQIA+, seus símbolos e origem da celebração. Mas uma dúvida recorrente dos aliados, e até mesmo de alguns membros, é o significado exato da sigla LGBTQIA+. Afinal, o que representam todas essas letras?
A comunidade engloba uma série de identidades, representadas por uma sigla cujo ponto em comum são vivências não normativas de gênero e sexualidade. Sendo assim, trazemos a seguir a definição de cada letra, além de personalidades célebres que se identificam ou identificavam com elas. Confira!
O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+?
L: Lésbica
Mulheres que sentem atração por outras mulheres.
Personalidades célebres:
- Marta, jogadora da Seleção Brasileira feminina e do clube estadunidense Orlando Pride
- Miraildes Maciel Mota, a “Formiga”, também jogadora da Seleção Brasileira feminina, casada Erica Jesus desde 2023
G: Gay
Homens que sentem atração por outros homens.
Personalidades célebres
- Ney Matogrosso, cantor, se assumiu homossexual aos 18 anos
- Clodovil Hernandes, estilista e ator, foi o primeiro membro abertamente gay da Câmara dos Deputados do Brasil
- Luiz Fernando Guimarães, ator e humorista, casado com Adriano Medeiros desde 2004
B: Bissexual
Pessoas que sentem atração por dois ou mais gêneros. Infelizmente, algumas pessoas possuem preconceitos e estereótipos negativos acerca da bissexualidade, como promiscuidade, “estar confuso” e trair parceiros. No entanto, é importante frisar que ela é uma identidade tão válida quanto qualquer outra, e tais comportamentos tem a ver com o caráter e não a sexualidade da pessoa.
Personalidades celebres
- Camila Pitanga, atriz, já assumiu relacionamentos com homens e mulheres
- Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, famoso pela canção “Meninos e Meninas”
- Jão, cantor e compositor, autor do sucesso homônimo do Legião Urbana “Meninos e Meninas”
T: Transgênero
Pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído pelo sexo biológico, como travestis e transsexuais.
A letra T diz respeito, portanto, à identidade de gênero, e não à sexualidade. Um homem trans pode se identificar como hétero e se relacionar com mulheres, por exemplo.
Personalidades celebres
- Thammy Miranda, ator e político paulistano, primeiro homem transexual a ser eleito para a Câmara Municipal de São Paulo
- Duda Salabert, professora, política e ativista belo-horizontina, uma das primeiras deputadas federais trans da história do Brasil
- Liniker, cantora, atriz e artista visual trans, primeira artista transgênero brasileira a vencer um Grammy Latino
Q: Queer
A palavra “queer” vem do inglês “estranho” ou “peculiar”. Ela era utilizada como ofensa contra a comunidade LGBT+, mas acabou sendo reapropriada por ela e se tornou um símbolo de orgulho para a comunidade. Dessa forma, “queer” é um termo que engloba todos os membros da comunidade.
I: Intersexo
Pessoas que nasceram com características sexuais (incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários) que diferem das noções de sexo feminino e masculino.
Segundo a Organização das Nações Unidas, entre 0,05% e 1,7% da população mundial é intersexo.
Personalidades célebres
- Herculine Barbin, pessoa intersexo francesa do século 19, escreveu um diário que mais tarde foi estudado por Michel Foucault e publicado por ele como “Herculine Barbin: o diário de um hermafrodita”
- Edinanci Silva, judoca brasileira. Participou das Olimpíadas de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, sendo a primeira brasileira a disputar quatro edições da competição
A: Assexual
Pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual. A assexualidade é, portanto, um espectro que vai desde pessoas que jamais sentem essa atração, até quem a sente de forma fraca, rara ou apenas em circunstâncias específicas.
Dessa forma, a assexualidade engloba diversas vivências cujo ponto em comum é a ausência total ou parcial de atração sexual. Dentro do espectro há diferentes identidades, como assexuais estritos, que nunca sentem essa atração, ou demissexuais, que só a experienciam após um forte vínculo emocional com o parceiro. Mas todos podem se considerar assexuais.
Estima-se que 1% da população se identifique com a assexualidade. Ao contrário do senso comum, a falta de atração sexual não impede que pessoas assexuais se apaixonem, tenham relacionamentos ou mesmo uma vida sexual ativa.
Personalidades célebres
- Iza, cantora brasileira, se identifica como demissexual
- Giovanna Ewbank, cantora brasileira, se identifica como demissexual
- Victor Hugo, psicólogo e participante do BBB 2020, se identifica como assexual
+
Na sigla LGBTQIA+, o “+” serve para englobar todas as identidades que diferem, de alguma forma, da normatividade de gênero e sexualidade.