Nesta sexta, sábado e domingo (26, 27 e 28 de maio), o Teatro Marília recebe o espetáculo “Cordéis dos Cafundó”, produzido pelo Grupo Parangolé. Em uma apresentação cênico-musical, o show alia a tradição de raiz aos desafios da contemporaneidade através da literatura de cordel. Serão doze declamações de poemas, alguns de autoria própria, outros selecionados do romanceiro popular e composições anônimas.
Sobre “Cordéis dos Cafundó”
Personagem principal do espetáculo, Cascão é um caixeiro viajante que vende raízes, brinquedos e folhetos de cordel. Ao chegar à grande cidade, Cascão vivencia o confronto entre o seu universo telúrico com a overdose urbana e tecnológica. Ele encara, então, a trajetória milenar dos trovadores andarilhos que fazem da arte de rua a sua sobrevivência.
O musical é composto por elementos cênicos, projeções de imagens e vídeos, como a filmagem do bando de Lampião, que entra em cena quando o personagem declama o ontológico “O grande debate de Lampião com São Pedro”, de José Pacheco. Além disso, a música permeia todo o espetáculo, sendo executada ao vivo pelos musicistas com sanfona, instrumentos de corda e percussão.
Consagrado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2018, o cordel é um patrimônio cultural brasileiro. É a partir dessa forma de cultura popular brasileira que o Grupo Parangolé desenvolve trabalhos de criação artística. Esse foi o espírito que motivou o cordelista, dramaturgo e ator Cascão a estimular a trupe e criar um espetáculo-relicário de causos, versos e música.
“Cordéis dos Cafundó” já contabiliza cem apresentações desde a sua estreia, em dezembro de 2012. Foram inúmeros eventos nestes dez anos de estrada, apresentações em escolas, universidades, teatros e periferias de Minas Gerais, além de apresentações internacionais.
Serviço
Quando: sexta e sábado (26 e 27 de maio) às 20h, domingo (28) às 19h
Onde: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)
Os ingressos estão disponíveis pelo site ou na bilheteria do Teatro, a partir de duas horas antes do espetáculo.