Em novembro, mês da consciência negra, será inaugurada a casa de cultura Aquilombar, novo empreendimento de impacto sociocultural na capital mineira. Abraçar a cultura negra, periférica e LGBT+ são pontos centrais da iniciativa, que propõe a diversidade e a conexão entre artistas de vários territórios do Brasil.
Tudo isso na região da Lagoinha, que é o berço do samba e a pequena África de Belo Horizonte. Fique por dentro a seguir!
Conheça o Aquilombar
À frente do Aquilombar estão duas mulheres empreendedoras, que acumulam anos de experiência no mercado cultural. São elas a influenciadora social e agitadora cultural Fatini Forbeck, e a publicitária e produtora cultural Nathalia Trajano.
O nome “Aquilombar” não é à tôa. Como destaca Fatini, o espaço tem como ideologia central o protagonismo de pessoas pretas. Isso será refletido em um line-up que “represente a população, com destaque para a música de artistas pretos”, assim como o protagonismo de outras minorias.
Nossa ideia é proporcionar um frescor na cena de BH, trazendo a diversidade na prática. Exaltando pessoas pretas, periféricas, indígenas e da comunidade LGBT+ e ampliar isso de várias formas, apresentando samba, reggae, música eletrônica, forró e pagodão baiano“, afirma.
O Aquilombar propõe fortalecer o cenário da cultura belo-horizontina ao trazer artistas inéditos para colaborar com grandes nomes de BH. Com isso, busca-se quebrar a lógica do eixo que privilegia apenas as produções do Rio de Janeiro e São Paulo.
Com isso, visa criar uma conexão com vários territórios do Brasil, convidando artistas de fora para conhecer e fortalecer a cena cultural de nossa cidade.
Eventos e impacto sociocultural
Mais que um espaço para eventos, o Aquilombar tem o propósito de ser uma plataforma de impacto sociocultural. Para isso, faz uma articulação com a rede empreendedora da Lagoinha.
A casa desenvolverá ao menos duas vezes no mês eventos gratuitos para garantir a acessibilidade da vizinhança e comunidade, além de realizar a feira Aquilombar, que reunirá produtores e empreendedores locais.
A nossa ideia é ser um espaço cultural que traga impacto social na região da Lagoinha. Promovendo a equidade, bem-estar, saúde, pertencimento, geração de renda e encontros inter-geracionais a partir da música, dança, gastronomia e feiras de artes“, conclui Nathalia Trajano.
Inauguração do Aquilombar
A grande inauguração da casa será em um feriado, 2 de novembro. Quem toca na estreia é o Bloco Swing Safado, grupo belo-horizontino que surgiu no Conjunto Santa Maria e apresenta músicas populares brasileiras vindas das periferias.
Como convidado, o grupo recebe o cantor baiano O Poeta, nome artístico de Jhon Ferreira.
Além disso, o grupo Simplicidade traz a tradição da roda de samba. E a cantora, sambista e compositora Fran Januário apresenta a força da mulher negra com sua voz que é destaque no samba na cidade.
Por fim, quem agita a pista na noite é a DJ Kingdom, que traz em sua discotecagem com mix de ritmos variados da cultura musical preta brasileira e mundial. Não perca!
Serviço
Inauguração Aquilombar
📅 Quinta, dia 2/11
🕓 Das 14h às 23h59
💲 Ingressos a partir de R$40 (terceiro lote) disponíveis pelo site
📌 Aquilombar: Rua Itapecerica, 865 – Lagoinha | Mais informações aqui.