A primavera mal começou, e as temperaturas em BH já estão nas alturas! Com os termômetros beirando os 38°C, o belo-horizontino já está pedindo arrego da onda de calor. Por isso, trazemos esta lista de cachoeiras próximas a Belo Horizonte, para você escapulir da capital e se refrescar aos fins de semana. Anote aí:
Cachoeiras em Macacos, distrito de Nova Lima
Cachoeira da Ponte
Primeiramente nós temos a Cachoeira da Ponte, uma das mais visitadas de Macacos. Muito procurada pelas suas águas límpidas e cristalinas, ela possui diversas quedas d’água e lindas piscinas naturais. E o melhor: está a aproximadamente meia hora do BH Shopping. Perfeita para um bate e volta!
📍 Acesso de carro ou moto. É necessário seguir a estrada de terra ao início da Estrada dos Mendes, no sentido Nova Lima, após o bairro Capela Velha
Cachoeira Central
A Cachoeira Central está a apenas um quilômetro de Macacos, sendo de fácil acesso para os turistas. Ela é perfeita para quem não quer fazer trilhas, está perto da vila e possui maravilhosos poços naturais em meio a uma natureza local exuberante.
Por ser de fácil acesso, porém, a Cachoeira Central recebe um grande número de visitantes. Infelizmente, isso leva a uma maior degradação da natureza, então lembre-se de respeitar a natureza e recolher todo o lixo depois da visita!
📍 Aproximadamente 1km do Centro de Macacos
Cachoeira Marumbé (ou “Cachoeira de Macacos”)
Em seguida, a Cachoeira Marumbé é uma opção para os amantes de trilhas. Também conhecida como “Cachoeira de Macacos”, a queda d’água está ao fim de um percurso de oito quilômetros, em meio às incríveis paisagens serranas do vilarejo de Macacos. O nível de dificuldade é moderado, então esteja preparado para encontrar relevo, trechos de estradas, matas e rios pelo caminho.
A Prefeitura de Nova Lima mapeou o percurso, que está disponível no APP Wikiloc. É só buscar por “Trilha Marumbé”.
📍 Início da trilha na R. Dona Maria da Glória, s/n – Macacos, em Nova Lima
Cachoeiras em Brumadinho
Cachoeira da Ostra
Nesta lista de cachoeiras próximas a Belo Horizonte, temos também a Cachoeira da Ostra, em Brumadinho. Ela fica em um local mais isolado, acessível por uma trilha de aproximadamente três quilômetros.
O nível da caminhada é considerado difícil, mas vale a pena! Chegando lá, você poderá aproveitar de piscinas naturais super preservadas, com águas límpidas e cristalinas.
📍 Início da trilha na Estrada Serra da Calçada, Trilha da Ostra – Brumadinho
Cachoeira do Anão
Por fim, nossa indicação é a Cachoeira do Anão. A queda d’água também está em Brumadinho, pertinho de Belo Horizonte.
Para chegar lá, é necessário completar uma trilha de seis quilômetros. A dificuldade é moderada, com trechos de trilha fechada e cursos d’água, portanto é importante estar acostumado a este tipo de caminhada.
No entanto, isso também faz com que a cachoeira tenha menos visitantes, com seu habitat bem mais preservado do que em comparação às cachoeiras de fácil acesso. Um verdadeiro tesouro natural!
📍 Início da trilha na Av. Vereador João Casa Branca – Casa Branca, em Brumadinho