O universo feminino, as inquietações e as representações sociais das mulheres são temas presentes na exposição “Confinadas”, nova exposição que chega dia 15 de agosto à Casa Fiat de Cultura.
Com idealização da artista carioca Lígia Teixeira, a mostra apresenta mais de trinta pinturas que revelam mulheres solitárias, confinadas na maior parte das vezes em seus ambientes domésticos. As obras foram produzidas no período de confinamento da pandemia, e servem de metáfora para o silenciamento e o apagamento das mulheres ao longo dos séculos.
Em “Confinadas”, mulheres enclausuradas e solitárias aparecem em cenas inusitadas e provocativas, como em um banho na pia da cozinha, abraçada a um aspirador de pó ou observando uma panela em chamas. Conheça mais a seguir!
“Confinadas”: quando as janelas de nossas casas se tornaram molduras para a vida
Em um contexto social de isolamento, Lígia Teixeira encontrou na arte uma válvula de escape para se equilibrar e sobreviver. Para isso, ela usou os recursos que tinha disponíveis à mão, resultando em quadros de pequenas dimensões que retratam mulheres em situações desconfortáveis.
A partir de referências encontradas online, a artista criou pinturas sobre mulheres solitárias, que exploram também a sua própria vivência no confinamento.
A exposição é uma viagem introspectiva. Ao mesmo tempo em que falo sobre o que muitas mulheres passavam naquele momento, eu também falo de mim”, analisa a artista.
O curador da mostra, Osvaldo Carvalho, destaca que Lígia Teixeira lida com essa questão de forma simples e objetiva, mas sem se deixar levar por fórmulas simplistas ou moralistas. Para ele, “Confinadas” é o “testemunho de um tempo de silenciamento e apagamento das mulheres, que não foi menos implacável durante ou depois da pandemia”.
Bate-papo online com a artista
Lígia Teixeira é artista visual do Rio de Janeiro, com formações em artes e arquitetura. Seu trabalho tem como foco o universo feminino e suas representações no imaginário coletivo. O corpo, o desejo, o erotismo e a sexualidade são temas que perpassam a sua obra, assim como as diversas representações que envolvem a natureza feminina e os seus lugares de fala no mundo contemporâneo.
Além da mostra, que estará disponível até dia 1º de outubro, haverá um bate-papo virtual com a artista. Ela irá falar de seu processo criativo, suas inspirações e os principais aspectos das obras.
A conversa será dia 16 de agosto, no YouTube da Casa Fiat de Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.
Serviço
Exposição “Confinadas”
🗓️ De 15 de agosto a 1º de outubro
🕗 Terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
💲 Gratuito
📍 Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários | Mais informações aqui.
Bate-papo com Lígia Teixeira
🗓️ Quarta-feira, 16 de agosto
🕗 Das 19h às 20h
💲 Ingressos gratuitos disponíveis aqui.
📍 Online, com transmissão ao vivo no YouTube da Casa Fiat de Cultura.