Se você gosta de cultura, não pode perder a exposição “Jequitinhonha: Origem e Gesto”. Em cartaz no Palácio das Artes até 08 de outubro, ela celebra a arte e a riqueza criativa do povo do Vale do Jequitinhonha.
A mostra traz ao público belo-horizontino as famosas figuras de barro, símbolo do artesanato da região. Além do mais, há um espetáculo homônimo sobre as nuances culturais do Vale, idealizado pela Cia. de Dança Palácio das Artes após pesquisa de campo no local. Saiba mais a seguir!
Sobre a exposição “Jequitinhonha: Origem e Gesto”
O Vale do Jequitinhonha está ao nordeste de Minas Gerais, sendo uma das doze mesorregiões do estado. É uma região muito rica em arte e cultura tradicional. Uma das matérias primas mais utilizadas por seus artesãos é o barro, que é transformado em estátuas, jarros de planta e pequenos animais de enfeite. Tais figuras são parte da identidade cultural do Jequitinhonha, e se tornaram célebres no Brasil inteiro.
Por isso mesmo, em “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, o artesanato com barro serve de ponto de partida para interpretar a cultura local. Como explica o curador da mostra, Marco Paulo Rolla: “É daí que surge a ‘Origem’. Nossa ideia com essa exposição é celebrar um trabalho manual, artesanal, que diz muito sobre a cultura do Jequitinhonha e todas as tradições que estão impregnadas naquele povo”, explica.
Para além, estão à mostra as pinturas de Gidálsio Jardim, artista natural de Joaíma, no Baixo Jequitinhonha. Sua obra aborda o cotidiano local, representando personagens de sua terra. O homem do campo, do sertão, da vida simples na roça — sujeitos invisibilizados pela sociedade que têm sua poesia estética capturada pelo olhar de Gildásio.
“Gesto”: Cultura jequitinhonhense também é celebrada nos palcos
Além da exposição, está em cartaz no Palácio das Artes o espetáculo de dança “Jequitinhonha: Origem e Gesto”. Nele, os bailarinos incorporam elementos culturais do Vale, como as famosas bonecas e a vegetação típica, que são ressignificados a partir dos corpos dos artistas.
Para compor o espetáculo, a Cia. de Dança Palácio das Artes fez uma pesquisa de campo no Vale e conversou com moradores para ouvir as suas histórias. O grupo passou por diversas comunidades da região, visando compreender o “Gesto”, ou seja, as nuances deste povo e sua cultura.
Serviço
Exposição “Jequitinhonha: Origem e Gesto”
📅 Até 08 de outubro
🕓 Terça-feira a sábado das 9h30 às 21h; domingo das 17h às 21h.
💲 Gratuito
📌 Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro | Mais informações aqui.
Espetáculo da Cia. de Dança Palácio das Artes
📅 1º, 8, 15, 22, 29 de setembro; 6 de outubro
🕓 20h
💲 Gratuito, com retirada de ingressos na Bilheteria do Palácio das Artes uma hora antes do espetáculo
📌Palácio das Artes: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro | Mais informações aqui.