Em 2023, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua 22ª edição. A premiação traz uma seleção dos filmes nacionais que mais se destacaram ao longo do último ano, e desta vez, o público belo-horizontino terá a oportunidade de vê-os (ou revê-los!) de forma gratuita nas telas do cinema.
De 04 a 10 de agosto, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, exibirá quinze longas-metragens finalistas em três categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023: Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Longa-metragem Documentário e Melhor Longa-metragem de Comédia. Dentre eles, haverá produções como Medida Provisória (Lázaro Ramos) e o mineiro Marte Um (Gabriel Martins), filmado em BH e em nossa vizinha Contagem.
Após conferir os finalistas, você pode ainda votar em seu preferido no site da Academia, ajudando a escolher o vencedor. Saiba mais a seguir!
Você conhece o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro?
Organizado pela Academia Brasileira de Cinema desde 2002, a premiação une profissionais e artistas do cinema em uma celebração anual que destaca a excelência, a criatividade e o talento presentes nas obras nacionais. Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular.
A cerimônia de 2023 será em 23 de agosto, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia.
Vitor Miranda, gerente de Cinema do Cine Humberto Mauro, nos lembra a importância de uma premiação como esta:
É algo parecido com a intenção do Oscar, de exaltar a própria indústria. O cinema brasileiro ainda tenta se firmar nessa produção industrial, então é fundamental que esse tipo de premiação exista para que o público possa conferir um pouco do que mais se destacou dentro dos circuitos comercial e independente ao longo do último ano no país”, ressalta.
Assista aos finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro no Palácio das Artes
De 04 a 10 de agosto, o público de Belo Horizonte terá a chance de conferir quinze dos finalistas do Grande Prêmio. A mostra estará disponível no Cine Humberto Mauro, de forma gratuita, e trará alguns dos maiores sucessos de crítica e público lançados em 2022.
Um exemplo é Marte Um (2022), produzido em Minas Gerais e escolhido para representar o Brasil em uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. O longa, que retrata dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de Belo Horizonte, já foi lançado internacionalmente e coleciona críticas positivas no Brasil e no exterior.
Na categoria comédia, o cinema exibe propostas diversas. Como O Clube dos Anjos (2020, Angelo Defanti, adaptado da obra de Luis Fernando Verissimo) sobre um banquete com consequências fatais, e Papai é Pop (2021, Caito Ortiz), que acompanha as desventuras de um pai de primeira viagem.
Já nos documentários, teremos produções como Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo (2022, Taciana Oliveira), que mergulha na vida e obra da célebre escritora brasileira.
Você pode conferir a programação completa e as sinopses de cada filme neste link.
Ajude a escolher o vencedor de 2023!
Ao fim da mostra, o público poderá ingressar no site da Academia Brasileira de Cinema e votar em seu filme preferido. A participação na categoria de Voto Popular é fundamental para que o público se sinta parte da premiação, junto do júri especializado.
Serviço
🗓️ De 04 a 10 de agosto
🕗 Diversos horários
💲 Ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria do Cine uma hora antes da sessão
📍Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro | Mais informações aqui.