A arte urbana vem se consolidando cada vez mais no dia a dia belo-horizontino. Desde 2017, por exemplo, a cidade possui o primeiro mirante de arte urbana de todo o mundo, localizado na Rua Sapucaí. E agora, graças ao Minas de Minas, nós temos também a primeira arte em empena pintada por um coletivo de mulheres do Brasil!
As grafiteiras Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber assinaram sua obra na última semana de agosto (28). A pintura fica na lateral do Edifício-Sede do Sesc-MG e faz parte do projeto Sesc Arte Urbana, que visa trazer mais arte ao Centro da capital. Saiba mais a seguir!
Minas de Minas prestam homenagem à cultura e à feminilidade
A empena pintada pelas grafiteiras possui aproximadamente 800 m², e após anos em branco, ostenta agora um mural que exalta a figura feminina e a cultura de Minas Gerais.
O grupo explica qual foi a inspiração para obra:
Nos pés, encontramos a base que nos sustenta e conecta com a terra, incorporando nosso entendimento dela. As mãos carregam a crença na cura por meio das ervas, fundamentais em nossa cultura ancestral de autocuidado. A diversidade de tons nos vitrais retrata a alegria, refletindo as cores do povo que mantém suas tradições e conhecimentos, vivenciando a arte da fé”.
Ao longo de sua trajetória, as artistas já fizeram murais de grande relevância, retratando personalidades icônicas como Carolina de Jesus, Elza Soares e Teuda Bara. No entanto, essa foi a primeira empena da capital mineira feita coletivamente por todas elas.
Sesc Arte Urbana trouxe também a arte de Kobra para BH
O Sesc Arte Urbana é uma iniciativa do Sesc-MG, cujo objetivo é trazer mais arte para o cotidiano do Centro de BH. O projeto também busca incentivar a cena artística local, dando visibilidade a artistas da capital mineira e convidados.
A primeira etapa contou com a pintura de duas empenas cegas do Edifício-Sede da instituição (Rua Tupinambás, 956). Em uma das fachadas, a obra das Minas de Minas. Já na lateral voltada para a Av. Olegário Maciel, o Sesc-MG selecionou Eduardo Kobra para colorir o Centro com sua arte.
Foi o primeiro mural em empena do artista em Belo Horizonte. Em suas redes sociais, ele afirma que a obra homenageia “pessoas comuns, trabalhadores, cidadãos” da capital mineira:
Quero que este mural funcione como um reconhecimento à importância de todos e todas: porque são as pessoas simples que verdadeiramente constroem a cidade — e, neste caso, são pessoas como essas que retratei que fazem da capital de Minas Gerais uma das cidades mais importantes do Brasil“, afirma Kobra.
Dá gosto ver Belo Horizonte cada vez mais colorida, não é mesmo?