Muitas cidades têm arranha-céus como mirantes, mas Belo Horizonte possui o privilégio de contar com diversos miradouros naturais. Circundada por morros, a capital mineira é repleta de pontos altos que permitem uma incrível vista da paisagem urbana e da natureza, em cenários que parecem saídos de um sonho.
Neste artigo, trazemos um guia com alguns desses mirantes em Belo Horizonte, perfeitos para quem quer curtir a cidade das alturas. Não perca!
Mirante do Mangabeiras
O Mirante do Mangabeiras está em uma área de preservação ambiental, aos pés da Serra do Curral. Ele oferece uma vista panorâmica de toda BH, perfeita para apreciar o pôr do Sol. Além disso, é um lugar super instagramável que renderá cliques incríveis para o seu feed!
📅 Terça-feira a domingo
🕓 Das 9h às 18h
💲 Gratuito
📌 R. Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras
Mirante da Mata
No mesmo bairro Mangabeiras, nós temos o Mirante da Mata. Ele está na área de proteção do Parque das Mangabeiras, e para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente três quilômetros pela Mata Atlântica. Chegando no topo, você pode admirar toda a vegetação que circunda a capital, além alguns bairros da região Centro-Sul.
📅 Terça-feira a domingo
🕓 Das 8h às 17h
💲 Gratuito
📌 Parque das Mangabeiras: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Rua Sapucaí
Se você prefere um rolê mais urbano, a nossa indicação é a Rua Sapucaí. A via está voltada para o Hipercentro, permitindo uma visão incrível dos edifícios dessa região.
O mais legal é que, desde 2017, o Cura – Circuito Urbano de Arte vem pintando diversas obras de arte nas laterais dos prédios do Centro. São quatorze murais gigantes, que fizeram da Rua Sapucaí o primeiro mirante de arte urbana do mundo.
📅 Sempre aberto
🕓 Qualquer horário
💲 Gratuito
📌 Rua Sapucaí – Floresta
Mirantes do Buritis
O bairro Buritis possui duas ruas que, apesar de não serem mirantes oficiais, possuem uma vista maravilhosa para quem deseja conferir Belo Horizonte de um novo ângulo. Uma delas é a Rua Gurupi, localizada em um dos pontos mais altos do bairro. A rua é sem saída e o mirante pode ser acessado de carro. Já o mirante da Rua Henrique Furtado Portugal deve ser acessado à pé, a partir de uma pequena trilha na via.
📅 Sempre aberto
🕓 Qualquer horário
💲 Gratuito
📌 Rua Gurupi, sem número – Buritis
📌 Rua Henrique Furtado Portugal, sem número – Buritis
Mirante do Belvedere
Também conhecido como “Mirante Vista Real”, o Mirante do Belvedere é outro mirante não oficial, estando no acostamento de uma das avenidas do bairro que lhe dá nome. O local é aberto e possui diversas pedras que servem de bancos naturais, perfeito para quem busca fazer um piquenique ou apenas curtir Belo Horizonte das alturas. É um ponto muito buscado por jovens e famílias para assistir ao pôr do Sol.
📅 Sempre aberto
🕓 Qualquer horário
💲 Gratuito
📌 Av. José Maria Alkimin, 86 – Belvedere