Guimarães Rosa nasceu em Minas Gerais e se tornou um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Autor do clássico “Grande Sertão: Veredas”, ele retratou como ninguém a realidade do sertão mineiro, além da cultura e modos de ser de nosso estado.
De 12 a 24 de setembro, o Cine Santa Tereza realiza a mostra “Guimarães Rosa em Argila e Filmes”, em homenagem ao autor. Serão dez filmes baseados no universo criado pelo autor, trazendo suas narrativas para as telas do cinema de forma gratuita para a população.
Além disso, o Galpão Cine Horto recebe a exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argiloxilogravura”, em homenagem ao ilustrador de “Sagarana”, outro clássico do autor mineiro. Confira!
Guimarães Rosa: da prosa para as telas
Primeiramente, a programação exibe o drama “Mutum” (Sandra Kogut; foto), adaptação da obra “Campo Geral” de Guimarães Rosa. A história segue Thiago e seu irmão, que precisarão enfrentar as lições de vida, violência e maturidade.
Em seguida, o filme “O Homem do Corpo Fechado” (Schubert Magalhães) retrata a história de João de Deus, um vaqueiro com o corpo fechado, que é contratado por um latifundiário e apaixona-se pela filha de seu patrão.
Já o documentário “Outro Sertão” (Adriana Jacobsen), revela a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, durante seus tempos de diplomata no país.
O mais recente filme da mostra, Miguilim Mutum (Jorge Vermelho/Linaldo Telle), é uma adaptação da novela “Manuelzão e Miguilim”, de João Guimarães Rosa. A história acompanha o dia a dia do menino Miguilim na fazenda onde mora, em particular sua relação com a mãe e o irmão Felipe, e se revela um filme sobre a despedida da infância.
Dez filmes serão exibidos ao todo. A programação completa, assim como a sinopse das obras, estão disponíveis no site da Prefeitura.
Exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argiloxilogravura”
Poty Lazzarotto foi um dos principais artistas brasileiros, tendo trabalhado como desenhista, ilustrador, muralista e professor. O artista fez as ilustrações da obra “Sagarana”, livro de contos que consagrou a estreia de Guimarães Rosa no mundo literário.
A exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argiloxilogravura” faz um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da arte em cerâmica. A exposição está no Galpão Cine Horto e ficará aberta ao público até 29 de outubro.
A união da cerâmica e da literatura convida os visitantes a explorarem as metáforas do fogo, da luz e da iluminação presentes na literatura de João Guimarães Rosa. Inspiradas nas ilustrações de Poty Lazzarotto, as peças em Através de argiloxilogravura evidenciam as conexões entre o “texto-escrito” do escritor e o “texto-desenho” do artista visual.
Serviço
Mostra “Guimarães Rosa em Argila e Filmes”
📅 De 12 a 24 de setembro
💲 Ingressos gratuitos, disponíveis pelo site ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.
📌 Cine Santa Tereza: R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza | Mais informações aqui.
Exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argiloxilogravura”
📅 De 8 de setembro até 29 de outubro
🕓 De segunda à sexta-feira das 9h às 22h; sábado das 9h às 17h e domingos das 15h às 21h
💲 Gratuito
📌 Galpão Cine Horto: R. Pitangui, 3613 – Horto | Mais informações aqui.