Dia 3 de julho, nós presenciamos a primeira superlua do ano. Agora, mais uma vez, nós estamos prestes a receber mais um espetáculo do astro: a chamada “Superlua Azul”, que iluminará o céu do dia 30 para 31 de agosto.
A superlua é um fenômeno astronômico em que a lua alcança o seu “perigeu”, ou seja, a sua distância mais próxima da Terra. Ela costuma brilhar ainda mas no céu quando coincide com a lua cheia, já que esta fase faz com que o astro pareça ainda maior do que o habitual.
Geralmente, a lua está a cerca de 384.400 quilômetros da Terra. Na noite desta quarta-feira (30), porém, ela estará a apenas 357.344 quilômetros, o que a tornará cerca de 14% maior e 30% mais brilhante de que uma lua cheia normal.
Por que “Superlua Azul”?
O nome “Lua Azul” é designado sempre que existe mais de uma lua cheia no mês. Em agosto já tivemos outra, no dia 1°.
Este fenômeno de duas luas cheias em um mesmo mês é extremamente raro. A última vez que ocorreu foi em 2018, e a previsão é que só se repita em 2037.
A lua cheia aparece, geralmente, apenas doze vezes por ano. O aparecimento de treze vezes em 2023 tem a ver com o fato de o mês lunar durar menos que o do calendário, com uma diferença de aproximadamente dois dias e meio. Isto faz com que, a cada poucos anos, duas luas cheias ocorram no mesmo mês.
Que horas veremos a Lua Azul em Beagá?
A Lua Azul estará visível em todo mundo, da Europa ao Oriente Médio. E é claro que em Belo Horizonte não será diferente!
O horário do fenômeno depende para cada fuso horário. Para nós, que estamos no fuso de Brasília, a lua cheia estará em seu apogeu às 22h35.
Ou seja, já prepare o alarme para não perder o espetáculo!