Em agosto, tivemos um raro fenômeno no céu chamado Superlua Azul. Ela ganhou este nome por ser a segunda lua cheia do mês, já que a primeira ocorreu no dia 1º. O mais comum é ter somente uma e é isso que vai acontecer no fim deste mês – e é a última superlua do ano!
Última Superlua do ano está visível no céu dia 29 de setembro
Antes do mês de setembro acabar, será possível admirar mais uma Superlua no céu. Essa é quarta vez que o fenômeno acontece este ano, mas também será a última. E, assim como aconteceu nos meses anteriores, será possível ver a Superlua no céu de Belo Horizonte.
De acordo com o portal Space.com, às 6h37 de sexta-feira, a lua chega à sua fase cheia. Neste dia, ela começa a ficar visível no céu a partir das 18h37, com Saturno já posicionado no céu. E mais: também será possível ver Júpiter, que se junta logo depois. O melhor é que a última superlua do ano ficará visível até a manhã seguinte!
O que é uma Superlua?
Mesmo tendo diferentes superluas ao longo do ano, muita gente não sabe o que esse termo significa. Mas, se esse é o seu caso, não se preocupe que a gente te explica! Uma superlua é uma lua cheia chamada dessa forma quando está no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra, ou até 90% próxima.
O termo foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, na revista periódica americana Dell Horoscope, quando descreveu o fenômeno. No entanto, por não vir de uma definição científica, causa divergências no meio.
Mas, com conflitos ou não, fato é que a última superlua do ano vai brilhar no céu nesta sexta-feira, dia 29 de setembro. Olha para o céu!