Belo Horizonte vem se consolidando como um destino muito procurado por turistas, atraídos pela sua intensa programação cultural e culinária de dar água na boca. Ao pesquisar as avaliações de visitantes de todo o Brasil, porém, descobrimos que há um lugar turístico por aqui que deixa muitos turistas decepcionados. Você sabe qual é?
O lugar turístico do qual falamos é a Rua Professor Otávio Magalhães, mais conhecida como Rua do Amendoim. Essa pacata via no bairro Mangabeiras ficou famosa por uma característica bastante inusitada: uma ladeira onde, em vez de descer, os carros parecem subir.
Ao estacionar na Rua do Amendoim e deixar o carro em ponto morto, ele irá subir a rua sozinho. Há diversas explicações folclóricas para o fenômeno. Uma delas diz que o solo da rua possuiria uma alta quantidade de minério de ferro, o que funcionaria como um íma que atrai os carros para cima.
Essa explicação, porém, é falsa. Tudo não passa de uma ilusão de ótica!
Rua do Amendoim: o lugar turístico que mais decepciona turistas em Belo Horizonte?
Caso a Rua do Amendoim realmente fosse um “ímã”, ela atrairia apenas metais. No entanto, objetos não-metálicos também parecem se opor à gravidade. Moradores, por exemplo, afirmam que a água da chuva também parece “subir” a rua.
Isso porque, em um primeiro momento, temos a impressão que a Rua do Amendoim está em uma subida. Mas medições técnicas de relevo e topografia constatam o contrário: a rua se trata, na verdade, de uma descida bastante suave, quase imperceptível a olho nu.
“Nosso cérebro é influenciado pelo meio. As ruas laterais dão a impressão de que o carro que parar ali vai descer e não subir. É tudo um truque da nossa visão, não existe mistério”, explica o físico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Valadares, em entrevista para o portal Terra.
Por isso, é preciso fazer o teste em um ponto específico da rua, onde tenha-se a impressão da subida. A depender de onde o carro estiver estacionado, o motorista perceberá que é uma descida e a brincadeira não irá funcionar.
Isso faz com que muitos forasteiros se atraiam pelo mito de que o “magnetismo” da rua “puxaria” os carros para cima. Mas chegando lá, há quem não consiga entrar na ilusão de ótica e se decepcione com a experiência.
Veja as avaliações de turistas sobre a Rua do Amendoim
A Rua do Amendoim conta com 168 avaliações no TripAdvisor, recebendo a média de três estrelas e meia. Confira as impressões de quem passou por lá:
⭐⭐⭐ Fábio Lopes, de Santa Maria (RS): “Retornando do Mirante de Mangabeiras e estando de veículo vai parar sobre a pista para acompanhar o retorno do veículo. Não tem nada de magnetismo. Apenas uma impressão visual distorcida da elevação […]. Perda de tempo.”
⭐ JessicaRua, de São Paulo (SP): “Perda de tempo. Não achei que a sensação é do carro subir sozinho: dizem parecer uma subida, mas não acho que parece. Enfim, bobeira…”
⭐⭐ Juliana S., de Jundiaí (SP): “O local é turístico, mas não achei nada sensacional. Não indico.”
⭐ Thiago Frances, do Rio de Janeiro (RJ): “Próximo à Praça do Papa, a Rua do Amendoim ganhou fama por dizer que o carro desligado subiria a rua. Claro que nada disso acontece, mas a atração continua anunciada no turismo de BH.”
⭐ andarilhoBR, de São Paulo (SP): “A famosa Rua do Amendoim é aquilo que faz com que você fique com vergonha de ter ido conferir. […] Encontrar a posição ideal para ver o efeito ilusório do carro subindo a ladeira no ponto morto é tarefa difícil. Depois que consegue, dá vontade de matar quem sugeriu o ponto turístico. A vantagem é que é perto do Parque das Mangabeiras, esse sim vale a pena conferir.”